Dirigem-se a V. Exa os Órgãos Sociais do Núcleo do Sporting Clube de Portugal das Caldas da Rainha para expressar um veemente repúdio pelas suas declarações sobre o Presidente do nosso clube, Dr. Bruno de Carvalho, na sua coluna do Zé Povinho na última página do jornal de dia 20 do corrente mês que, não estando assinadas, o vinculam.
Fazemo-lo em primeiro lugar pela estranheza que nos causa que, perante tantas ocorrências no mundo do desporto, só agora lhe tenha ocorrido expressar opinião e logo contra Bruno de Carvalho.
Depois de veiculadas tantas notícias, nunca desmentidas, e que só a título de exemplo, denunciam ações de controlo da comunicação social, com folhas de pagamentos a jornalistas bem conhecidos do espectro jornalístico, V. Exa. nunca usou o seu espaço de comentário.
Também não tivemos oportunidade de ler comentários seus a propósito da prisão de elementos destacados de outros clubes, com acusações graves e que indiciam graves ilícitos, passiveis de controlar, condicionar e adulterar resultados ou mesmo campeonatos.
Podíamos também ter tido oportunidade de ler acerca de atropelamento e morte de um adepto de futebol por outro de outro clube, o que, talvez por haver assuntos mais importantes, não aconteceu.
Gostaríamos de dizer também que esta nossa carta não visa branquear ou desculpar atitudes de quem quer que seja, ainda que seja o Presidente do nosso clube, o que não gostamos é de ver um órgão de comunicação de referência da nossa cidade, ter tratamentos desiguais, não comentando situações que nos parecem de muito maior gravidade para agora vir fazê-lo numa situação do foro interno de um clube.
Menciona V. Exa. que “não admira que a massa associativa se revolte contra ele”. Ora nós, sportinguistas, gostaríamos que nos explicasse onde viu esta revolta, pois o que nós vimos foram alguns adeptos/associados em desacordo com as palavras do Presidente mas nunca(!) revolta. Mais, o Presidente Bruno de Carvalho continua a acompanhar a vida do clube, quer seja no estádio, quer seja no pavilhão, sem qualquer problema.
Termina V. Exa. dizendo que “Bruno de Carvalho pouparia bastante aos sportinguistas e aos portugueses se se retirasse para o seu canto…”. Pois aqui gostaríamos de lhe questionar se fala enquanto sportinguista e esta é a sua opinião pessoal ou se o faz em qualquer outra condição pois, nós enquanto sportinguistas assumidos não partilhamos da sua opinião. Aliás, dissemo-lo duas vezes publicamente, uma em urnas com uma vitória esmagadora com 83,3% dos votos expressos e depois ratificado em Assembleia Geral com 89,55% dos votos da maior assembleia geral de um clube em Portugal.
Gostaríamos, por fim, de lhe dizer que são comentários deste género que não ajudam à pacificação do futebol em Portugal. A comunicação social gasta rios de tinta e milhares de horas a tentar encontrar culpados para tudo o que de mau vai acontecendo mas nunca olha para si própria, questionando-se se o seu papel está a ser bem desempenhado, quer seja na isenção dos jornais desportivos e dos respetivos jornalistas, quer seja nos miseráveis programas de comentários que só procuram incendiar, mas dos quais nenhum canal prescinde pelas audiências que lhe traz, ou quer seja ainda por colunas de opinião, supostamente isentas e que disso têm muito pouco, ainda acicatando mais os ânimos.
Apenas desejamos que fique a conhecer a nossa opinião e deixamos à consideração de V. Exa. o que virá a fazer com esta nossa carta que tencionamos tornar pública através das nossas redes sociais.
Damos também conhecimento a V. Exa. que a presente carta foi aprovada em Assembleia Geral deste Núcleo, realizada no presente dia e que está anexa à respetiva ata e por isso representa a opinião dos sportinguistas da nossa cidade que estão inscritos como sócios do Núcleo do Sporting Clube de Portugal das Caldas da Rainha.
Sem outro assunto, apresentamos cordiais saudações.
Manuel Fialho Isaac
































