Vegetariano saudável

0
522
Joana de Sousa Monteiro
Médica Interna na USF Santa Maria da Benedita

O vegetarianismo tem ganho cada vez mais adeptos, seja por questões de saúde, sustentabilidade ou defesa dos animais. Isto acontece particularmente entre os mais jovens que muitas das vezes acabam por “arrastar” toda a família neste estilo alimentar. Podendo este ser um estilo alimentar saudável é preciso ter em consideração alguns aspetos para que não hajam défices ou desequilíbrios alimentares.
Existem vários tipos de vegetarianismo, alguns incluem alimentos de origem animal como lacticínios e ovos e outros são estritamente vegetarianos (vegan). É precisamente nestes últimos onde é mais difícil manter uma ingestão adequada de todos os nutrientes necessários ao organismo.
Este estilo alimentar promove uma baixa ingestão de gordura saturada e colesterol e uma maior ingestão de hidratos de carbono, fibras, ácido fólico e fitonutrientes. No entanto, pode haver alguma dificuldade em ingerir todos os aminoácidos essenciais; vitamina B12 (apenas existente em alimentos de origem animal); vitamina D, cálcio, ferro e zinco, nutrientes que se encontram também nos alimentos de origem vegetal, mas em menor quantidade e cuja absorção pode estar diminuída ou dificultada, em virtude da sua composição.
Importa referir que uma alimentação vegetariana não é sinónimo de dieta baixa em calorias e o seu conteúdo energético depende das escolhas alimentares.
Uma alimentação vegetariana bem planeada pode satisfazer todas as necessidades nutricionais, contudo pode ser necessário ingerir alimentos suplementados com algumas vitaminas e minerais. Aconselhe-se com um profissional de saúde!

- publicidade -