Início Opinião Correio Leitores Uniao Europeia já libertou verbas para a lagoa em 2011

Uniao Europeia já libertou verbas para a lagoa em 2011

0

A Comissão Cívica de Proteção das Linhas de Água e Ambiente pouco tempo após a posse do atual governo, pediu uma reunião junto da ministra do Ambiente, que veio a concretizar-se, mas por impossibilidade da senhora ministra, fez-se  representar por dois secretários de Estado do Ambiente.
Esta reunião teve lugar, derivado à preocupação por parte da comissão, relativamente ao assoreamento e à aberta da Foz do Arelho na altura.
Foi compreensível, derivado ao curto espaço de tempo que o actual governo havia tomado posse, que o mesmo na altura não estivesse, minimamente inteirado de toda a situação inerente ao ambiente no país.
A comissão alertou para o facto de, por parte da UE, ter  havido a disponibilidade de verbas para a despoluição dos rios, linhas de água e proteção de toda a orla costeira a nível nacional, tendo para o efeito exigido um projeto, com debates e audiência das populações, cujo prazo terminava no final do ano de 2010.

Perante o supracitado, a comissão demonstrou a sua preocupação, uma vez que já estava e decorrer o ano de 2011, e ainda não havia informação da conclusão do referido projeto.
A comissão foi informada pelos senhores secretários de Estado do Ambiente que tinham tomado todas as notas e iriam urgentemente consultar as respectivas pastas, tendo-nos sido facultadas alguns contactos e formas para que posteriormente a comissão pudesse vir a ser conhecedora  do desenrolar da situação.
De registar que a senhora ministra cumpriu rigorosamente sempre, com as suas promessas relativamente á Lagoa de Óbidos, para além da disponibilidade que sempre teve para com a comissão.
Dado o carácter urgente em que se encontrava o problema relativamente ao assoreamento  e a aberta da Foz do Arelho, por parte da UE já havia sido disponibilizada uma verba para o efeito, independentemente do relatório pedido por a mesma ainda não se encontrar  na altura concluído.
Tudo isto para a comissão demonstrar como era possÍvel ter sido publicado neste jornal de 29/3/2013 o artigo titulado “Verbas para a Lagoa aguardam aprovação de VÍtor Gaspar” quando as referidas verbas já haviam sido disponibilizadas pela UE. Só se entretanto lhes foi dado outro destino e agora o Ministro das Finanças vai ter de dar novo aval.
A comissão sabe que por parte da UE já foram disponibilizadas verbas para o efeito em finais de 2010, e não  compreende, depois de se ter feito parte do desassoreamento e deslocação da aberta para sul, que nesta altura, para a continuidade dos trabalhos, esteja pendente de novo A aprovação do senhor ministro.
Esta comissão espera que a verba destinada à Lagoa de Óbidos não tenha sido utilizada para outra situação, que não seja a realização de uma intervenção de fundo na Lagoa de Óbidos.

Vítor Dinis
António Peralta

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.