Uma contribuição para o Plano Estratégico Educativo Municipal de Óbidos

0
600

Desde 2002 que os meus filhos frequentam o Agrupamento Josefa de Óbidos e há 9,5 anos que sou cofundador de três associações de pais, Furadouro, Alvito e a última APJoseja, da qual saí, mas atento à educação em Óbidos.
Em 2006 foi homologada a Carta Educativa de Óbidos para melhorar a Educação, a formação de docentes, os alunos, os espaços e equipamentos, em suma, tudo melhor. Volvidos 10 anos e menos 9 meses, é-nos dado o PEEM, com mais umas quantas páginas, mas com os mesmos conteúdos! Espero que não se tenha feito “copy/paste” de propósito, pois é o que parece!
Temos luxuosos equipamentos, mas temos maus indicadores nos rankings, comparando com os concelhos vizinhos, apesar de saber que estes podem ser manipulados.
Apenas queremos os alunos como protagonistas e não os políticos ou outros atores do meio. Com tantas necessidades crassas na educação, para quê analises SWOT? Deveriam, primeiro fazer essas análises SWOT aos protagonistas e promotores deste PEEM. Se estes são escolhidos a dedo, consoante a camisola que vestem e enquanto isto não acabar neste concelho, teremos uma enorme fábrica de brinquedos, onde existem “engenheiros e doutores” que arquitetam os brinquedos e existem também os menininhos que brincam e o resultado final é saber se os brinquedos conseguiram aguentar ou não a vontade e a agressividade incutida por eles a cada brinquedo. Atenção, os meus filhos não são vossos brinquedos.
É óbvio que temos excelentes docentes e não docentes, excelentes alunos e pais mas também temos pessoas que são mega sonhadores e apenas vivem para eles e para os seus sonhos, até escolhem diretores para cargos educativos, em detrimento de outros talvez melhores, mas não vestem camisola igual! Às vezes até parecem a rainha de Copas do célebre conto da Alice no País das Maravilhas.
Por favor, passemos à ação, a avaliar os verdadeiros problemas da Educação de Óbidos. Proponho:
Que se inicie pela formação e qualificação dos que já saíram da escola há muito e em paralelo com os atuais alunos, através da Escola e das Juntas de Freguesia. Só assim é que os anteriores alunos vão entender o que é o significado da escola numa sociedade e daí ajudar ao melhoramento e qualificação dos atuais alunos e dos futuros.
Melhorar verdadeiramente os canais de informação, não ter medo de informar e anular a contra informação, dando origem a verdadeiros interlocutores, desta forma serem reais contribuintes de um verdadeiro PEEM.
Que haja mais e melhores ações de intercâmbio entre a família e a Escola, de forma verdadeira e acolhedora, sintonizando as pessoas com a causa Educação.
Apoiar os alunos com dificuldades, com o que as escolas possam disponibilizar e com o contributo do município, criando bolsas para esses alunos, contratando centros de explicações, compatibilizando-os com os mesmos, acompanhando e avaliando a evolução em consonância com a escola.
Maior capacidade organizativa interna da escola, assim como melhor ação disciplinar e responsabilização dos responsáveis.
Mais abertura entre instituições, melhorando o intercâmbio a informação, o apoio e disciplina de uma ação/reação capaz.
Ministrem-se disciplinas adequadas à possibilidade da alteração no Currículo do Aluno, aproximadas à realidade das verdadeiras necessidades de Óbidos. Pois, entendo que essas necessidades não passam só pelo Parque Tecnológico, haverão também de passar pelas outras empresas que têm verdadeiras e consistentes raízes numa tradição genuína, capaz e duradoura neste concelho. As mesmas que têm suportado a real indústria deste concelho.
Ouçam as pessoas que sempre participaram na construção de uma melhor Educação ao nível do concelho, porque esses conhecem verdadeiramente a realidade de Óbidos.
Tornar as propostas do PEEM, públicas (os seus textos), ocultando os respetivos autores.
Mudar o paradigma da educação existente, pois esse, antes e depois da Carta Educativa de 2006, da construção e reconstrução de excelência dos Equipamentos Educativos, a verdade é que não se evoluiu em nada. Continuamos com as médias dos nossos alunos abaixo das nacionais e abaixo dos nossos concelhos vizinhos. Mas com isto já se passaram 10 anos e nada!
Sr. Presidente, queremos e podemos fazer melhor! Não tenhamos medo de reagir e agir para fazer o que é bem, mesmo que para isso vejamos o descontentamento dos que se acham os suprassumos na educação de Óbidos e nunca fizeram nada a não ser mais do mesmo.
Já alguém dizia “A Educação é a base de qualquer Sociedade” e acho que a Comunidade de Óbidos não foge a esta afirmação.

Osvaldo Agostinho

- publicidade -