Um serão literário em Alfeizerão

0
733

IMG_7807No âmbito das comemorações do V centenário da atribuição do Foral Novo à vila de Alfeizerão, realizou-se no sábado 10 de Maio, no Centro Cultural de Alfeizerão (Junta de Freguesia) o 10º Serão Literário do Concelho de Alcobaça, promovido pela Associação dos Amigos das Letras.
Este grupo é constituído por autores locais e regionai prosas e amantes das letras, com ou sem obra publicada, que divulgam excertos dos seus próprios textos e de autores conceituados, sejam eles poesia ou.

Nestes encontros, que se repetem com uma cadência mensal, percorrendo as freguesias da região (já se encontraram também em Óbidos), aparecem sempre novos autores locais, alguns deles completamente desconhecidos da população e do publico em geral, pois muitos não tem obra publicada, mantendo guardadas as suas obras na gaveta.
Tal não é o caso de Graciete Simões, comerciante de Alfeizerão, que tem vindo a publicar na folha informativa da Santa Casa da Misericórdia de Alfeizerão os seus textos  evocadores das memórias colectivas, tão ricos de referências que, sendo de todos, nos tocam fundo quando os lemos e os consideramos como nossos, constituindo um registo imprescindível para a preservação da memória.
Embora não pudesse ter estado presente, um dos seus textos foi lido no encontro e constituiu um dos momentos mais agradáveis do serão, repleto de emoções nos poemas e prosas lidos, nas histórias tradicionais contadas.

Cipriano Simão

- publicidade -