Início Opinião Um Livro Por Semana 209 – «Pagadores de crises» de José Goulão

Um Livro Por Semana 209 – «Pagadores de crises» de José Goulão

0
Um Livro Por Semana 209 – «Pagadores de crises» de José Goulão

notícias das CaldasO ponto de partida do livro é a regressão das condições de trabalho: «Desde que Pinochet restaurou os despedimentos por necessidade das empresas e arrasou os sindicatos a tiro, desde que Thatcher e Reagan liquidaram as lutas dos mineiros e dos controladores do espaço aéreo, as condições de trabalho regrediram, em países ditos civilizados, a situações que nalguns casos, podem comparar-se às existentes no século XIX». O pano de fundo é a lista de danos colaterais da globalização: «fosso crescente entre ricos e pobres, manchas cada vez mais vastas, à beira de se tornarem irreversíveis, de refugiados e de vítimas das várias formas de exclusão social, degradação ambiental acelerada, disseminação da fome e da subnutrição em todo o planeta».

Para o autor, a origem da crise não está no subprime mas sim «no regime económico, político e social imposto a todo o mundo a partir da América ao longo dos últimos trinta anos» porque «o neoliberalismo tomos conta dos mecanismos da democracia representativa, adulterou-a de maneira perversa e distribuiu-a universalmente com base na chantagem sobre os méis de sobrevivência dos povos e das nações, impondo-a à força de mísseis e bombas quando necessário».
Aqui a linguagem tem o seu lugar: não por acaso a palavra trabalhador foi substituída por colaborador, desemprego e despedimento são substituídos por dispensa, suspensão ou supressão do posto de trabalho sem esquecer exploração que foi substituída por produtividade. Ou, como queria David Stockman, secretário do Tesouro de Reagan, «o papel do governo é criar e defender mercados e proteger a propriedade privada».
(Editora: Sextante, Capa: Henrique Cayatte/Susana Cruz)

 

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.