A autora deste livro publicou também «As moradas terrestres» e inscreve-se numa certa linhagem literária (Raul Brandão, Irene Lisboa, Agustina, Ondina Braga) cujas referências são o contrário da cidade: «AMARANTE Uma terra de poucos turistas, sem notícias nos jornais, sem ranchos de folclore, sem arte regional. Não há Casa do Povo e muitas vezes o povo não tem casa». A propósito do quadro de Amadeo O homem da guerra de 14 a autora adverte («Tinham-se perdido os que morreram. E os que não morreram tinham perdido abrigos e certezas») para concluir: «Quem não acreditar na perenidade do efémero e nas flores de água no pensamento, não venha nunca a Amarante nem venha ver os quadros de Amadeo». Em Amarante era possível um «graxa» dizer a um juiz: «Eu pertenço à família de Pascoaes». Havia de um lado as mulheres: «Nós, mulheres é que tudo sabemos da vida e da morte. Uma imensa, uma invencível força sustenta os nossos ombros onde a cabeça de cada homem descansa e adormece». Do outro lado os homens: «As mulheres só gostam de conversar e ver dinheiro na mão». No meio a solução: «O único remédio é amar. Amar as coisas e amara as pessoas, amar as cores, as mutações da hora, o ciclo das estações, amar o tempo de ser, de lembrar, de colher.»
Depois das viagens na Europa (Milão, Madrid, Roma, Granada, Galiza) e no país (Porto, Praia da Torreira, Viana do Castelo) o livro volta à origem, à terra e à poesia: «Para mim a Poesia é estar atento e aberto ao que somos e nos ultrapassa. É uma espécie de fugidio sacramento, a exigente voz das coisas que são verdade – para além da verdade das coisas.»
(Editora: Ática, Apresentação: Jacinto do Prado Coelho)