Teresa Leal
CEO da Teresa vai de Férias
O conceito da sustentabilidade está cada vez mais intrinsecamente ligado ao turismo, pelo que é importante saber o que o Turismo de Portugal desenhou para o território. Sendo considerado um pilar estratégico, está previsto que até 2027 se alcancem as seguintes metas:
A nível da sustentabilidade economica, que se chegue a 80 milhões de dormidas e se assegure 26 milhões de euros de receitas, sobre a sustentabilidade social, que se consiga reduzir o índice de sazonalidade de 37.5% para 33.5%, se duplique o nível de habilitações do ensino secundário e pós-secundário e que exista uma taxa de 90% de satisfação da população residente; quanto à sustentabilidade ambiental que mais de 90% das empresas tenham adotado medidas de utilização eficiente da energia e que promovam essa utilização sendo que se espera que mais de 90% das empresas desenvolvam ações de gestão eficiente dos resíduos. Um plano bastante ambicioso, sendo que até 2023, o Plano Turismo + Sustentável foi estruturado com base em quatro eixos que são estruturar uma oferta mais sustentável; qualificar os agentes do setor; promover Portugal como um destino sustentável e monitorizar as métricas de sustentabilidade no sector.
A sustentabilidade no turismo é bastante abrangente e engloba desde medidas de eficiência ambiental, à sustentabilidade da dos territórios e usos turísticos, aos produtos e oferta alinhados com os princípios de sustentabilidade, à importância do impacto positivo do turismo nas comunidades e o desenvolvimento de uma oferta integradora e inovadora, que promova a economia circular e a digitalização das empresas turísticas.
Igualmente a ter em conta a importância da qualificação da mão de obra e da educação e formação dos profissionais em relação à sustentabilidade e à economia circular.
Sermos reconhecidos como um destino sustentável é um dos objetivos que será possível de alcançar se existir uma oferta turística em todo o território e ao longo de todo o ano.
Para completar, a sensibilização dos turistas para as práticas, a monotorização das métricas de sustentabilidade e a disseminação dos resultados permitem que se alcance os resultados e que exista uma consciencialização coletiva para a importância destes valores e uma consequente alteração de mentalidades. ■ Fonte: Site Turismo de Portugal

































