Turismo – O Futuro é trabalhar em rede

0
583

Teresa Leal
CEO da Teresa vai de Férias

Rede é a tradução para português de uma palavra muito poderosa, mas nem sempre bem entendida e que está cada vez mais na ordem do dia: Networking.
Agora que tanto se fala na importância de ter uma rede de contatos existe alguma tendência para confundir os contatos que todos temos com networking, porque embora a tradução direta seja esta, networking tem um sentido muito mais profundo do que a tradução para rede. Na realidade networking é um trabalho organizado, desenvolvido com a nossa rede de contatos, de forma a criar sinergias que potencializem novas oportunidades de negócio.
A importância de criarmos relações de confiança prolonga-se no tempo e traz reconhecimento à empresa, e se por um lado parece, para quem observa, que consome demasiado tempo, pelo outro, resulta em aumento de retorno financeiro a longo prazo.
O turismo é das atividades empresariais que mais atrai as atenções, talvez porque temos tendência para confundir o prazer que sentimos quando estamos de férias, com o desempenho da atividade turística. Enquanto profissional do setor garanto-vos a magia se desvanece quando se percebe que o turismo é precisamente a indústria que menos tem controle sobre a sua atividade porque depende de múltiplos fatores externos sobre os quais não tem qualquer tipo de influência como alterações climáticas, greves, pandemias, instabilidade política e social entre outros. Por isso muitos jovens que estudam turismo e depois percebem os desafios do exercício da atividade, acabam por escolher alternativas e mudar de área. Face a este facto, é urgente que se perspetive uma nova realidade para o turismo assente em dois fatores: mais networking e mais tecnologia.
Desenvolver parcerias, assentes em valores de respeito mútuo cria oportunidades para consolidar o trabalho desenvolvido. Claro que nunca se pode controlar os fatores externos, mas pode-se desenvolver estratégias e preparar soluções, em rede, construindo uma base solida que possa alavancar soluções mais estáveis e duradouras.
Desenvolver soluções tecnológicas, ser inovador, mais uma vez em parceria com as entidades da região, de forma que as empresas sejam mais eficazes e eficientes, se prepararem melhor para os imprevistos e apresentem soluções que levam ao crescimento económico estruturado.
Todos sentimos que o tempo corre demasiado célere não nos deixando quase respirar. A planificação do negócio, com o desenvolvimento de soluções que envolvam os recursos da região, será a solução para a pressão que todos sentidos, de forma cada vez mais forte.
Surfar grandes desafios de preferência sem estarmos sozinhos ou deixar-nos levar. A solução, a mudança, depende unicamente de cada um de nós. ■

- publicidade -