Início Crónicas semanais Triângulo Vermelho

Triângulo Vermelho

0
Triângulo Vermelho
Isabel Castanheira

Com o nome de “Triângulo Vermelho”, nos anos de 1921 e 1922 foi publicado um mensário ilustrado, da responsabilidade do “Órgão das Associações Cristãs da Mocidade de Portugal”.
No seu nr.º 5 referente a Abril de 1921, na página 18, na base da página, é-nos dado ler um artigo intitulado “Homenagem a Bordalo”, acompanhado por duas fotografias, sendo uma delas muito curiosa; Bordalo acompanhado de sua mulher, D. Elvira e da sua filha Helena. Esta fotografia foi tirada no Brasil durante a primeira estada do artista nas Terras de Santa Cruz.

Passamos a transcrever o texto publicado:
“A propósito da inauguração do busto do grande caricaturista, ceramista e decorador Rafael Bordalo Pinheiro, o criador do Zé Povinho e da Jarra Beethoven, de tantas e tão extraordinárias páginas do “António Maria”, do “Álbum das Glórias”, de tantas e tão deliciosas jóias de barro das Caldas, o “Triangulo Vermelho” oferece aos seus leitores a reprodução de duas velhas fotografias que há mais de 40 anos estão em poder da família do seu director.
Representam Bordalo na sua juventude – a sua fogosa cabeça cheia de sonho e de vida – e a família Bordalo no Brasil, quando a sua filha D. Helena era ainda criança.
Tudo o que diz respeito aos grandes é grande também. Estes documentos ficam, pois, aqui, como preito de homenagem ao grande Rafael.”
Homenagem que partilhamos…

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.