TRABALHABILIDADES – A tecnologia como suporte à gestão do conhecimento

0
979
Rita Baptista
Rita Baptista

Na última edição falámos da gestão do conhecimento (knowledge management), sendo ponto assente que para as organizações mais inovadoras, o conhecimento coletivo já é reconhecido como uma competência fundamental para o seu desempenho, baseando-se nas habilidades e experiências individuais em relação ao trabalho realizado.

Interessa agora perceber o papel da tecnologia de informação nesta gestão do conhecimento e quais as ferramentas ao dispor das organizações nos dias que correm.
O papel da tecnologia de informação evoluiu ao longo dos tempos, passando de assegurar o mero processamento de dados, para os relatórios administrativos, depois para um apoio à decisão, passando pelo apoio estratégico e ao usuário final e, a partir daí, já após 1990, adotando uma posição de possibilitador da conexão global.
Atualmente encontra-se perante o desafio de transformar uma posição de mero suporte a processos, no verdadeiro suporte a competências. Para o efeito, é necessário apresentar soluções adequadas à comunicação e à aprendizagem entre os vários elementos da organização e garantir a sustentação do referido conhecimento.
Uma pesquisa da Information Strategy Online (www.info-strategy.com/), ligada à conceituada The Economist, mostra que as tecnologias principais utilizadas para a mesma são: videoconferência, groupware, grupos de discussão, bases de dados on-line, CD-ROMs, Internet, intranets, sistemas especialistas, agentes de pesquisa inteligentes, data warehouse / data mining e a gestão eletrónica de documentos.
Mas atenção o investimento em tecnologia de informação que na prática não traz valor acrescentado ao negócio gera frustração na organização. É preciso nunca perder de vista que a gestão do conhecimento enquanto motor do negócio assenta nas pessoas e nos processos e não só nas soluções tecnológicas de suporte às mesmas. Assim, é preciso haver um esforço para que, por exemplo, a adoção de groupware não passe de um potenciador do trabalho em equipa para um acumulador de listas de discussão sem consequência.
É essencial ter objetivos de fundo para a gestão de conhecimento, escolher as tecnologias de informação mais adequadas ao suporte do mesmo permitindo a evolução da organização. Significa isto, fornecer os meios para que os envolvidos possam apresentar problemas, desenvolver ideias e criar soluções.
Podemos então concluir que a confluência da gestão do conhecimento com a tecnologia de informação, está intimamente relacionada ao fator de sucesso das organizações, uma vez que – quando adequada à realidade em que se enquadra e aos objetivos definidos – permite o bom posicionamento da empresa no mercado.

Rita Baptista
Partner/HRConsultant
ritabaptista@humangext.com

- publicidade -