Tomates… ora bolas, tomates!

0
603

Alguns séculos atrás, o tomate era considerado um veneno e tinha a seguinte reputação: o consumo de tomate provoca doenças tais como a apendicite, “febre mental” e cancro. Pois bem, a realidade é exatamente oposta pois o consumo de tomate combate inflamações, febre e o cancro (nomeadamente o cancro da próstata). Em 1800, este fruto ainda não era consumido na América do Norte mas foi um excêntrico americano, Coronel Robert Gibbon Johnson que após uma das suas viagens decide anunciar em Salem – New Jersey um evento especial. Perante uma multidão de espetadores consome um cesto de tomates crús! As pessoas estavam à espera que o excêntrico caísse no chão agonizante ou morto devido à ingestão dos frutos venenosos. Tal não aconteceu e pouco a pouco a população americana inclui o tomate na sua alimentação, hábito que espalhou-se pela Europa também.
O tomate é abundante em vitamina C, A, potássio e ferro. A cor vermelha do tomate deve-se à existência de licopeno, um poderoso anti-oxidante que neutraliza os radicais livres que destroem as células saudáveis do corpo. O licopeno é duas vezes mais forte do que o betacaroteno presente nas cenouras. Estudos apontam que o consumo diário de tomate reduz nos homens o risco do cancro da próstata, cancro anal e do estômago. O licopeno é um poderoso inibidor das células cancerosas a nível do pulmão, mamas e endométrio. Ajuda os mais velhos a manterem-se ativos por mais tempo.
É importante escolher os tomates mais vermelhos pois são estes que são mais ricos em betacaroteno e licopeno. Embora o consumo do tomate crú seja bom, cozinhá-los traz mais benefícios. O licopeno localiza-se na parede celular e cozinhar o tomate com um pouco de azeite faz libertar este composto em maior quantidade e torna-o de mais fácil absorção pelo corpo humano. O tomate não perde o seu valor nutricional ao ser cozinhado. O verão aproxima-se, por isso, delicie-se com uma apetitosa salada de tomate. Ou faça uma excelente tomatada para acompanhar os seus grelhados.

Ana Marques
Acupuntora

ana.marques.4466@gmail.com

- publicidade -