O Afonso Cautela é um dos nomes que conhecemos desde sempre da nossa vida adulta pela sua ligação as questões do ambiente e da ecologia (quando esta palavra ainda pouco se usava e eram poucos aquele que praticavam), com as suas contribuições no velho matutino O Século.
Depois, logo que a Gazeta das Caldas, enveredou pelas lutas do anti-nuclear e contra a Central Nuclear de Ferrel, o Cautela foi sempre um prestimoso apoio e colaborador íntimo, tendo publicado no nosso jornal, por várias vezes, os seus contributos teóricos e práticos.
Quando lançamos as primeiras acções nas Caldas da Rainha nesta luta, Afonso Cautela era dos que não faltavam e, por diferentes vezes, o tivemos aqui junto nós para incentivar e promover a consciencialização local por estes temas.
Recordo ainda nesse tempo a livraria quase alfarrabista que ele tinha perto do Conde Barão, onde afinava e desenvolvia a sua estratégia de luta pela defesa da natureza e contra os vários atentados que se perpetravam.
Ali o fui encontrar várias vezes para intercambiar informação e colocar as notícias de Ferrel. Era um incondicional da macrobiótica e um inveterado polemicador. Com um feitio e uma visão dura da realidade, batia-se encarniçadamente pelas suas opiniões, coleccionando, às vezes inexplicavelmente, inimigos figadais nunca perdendo uma boa e acesa discussão.
Há anos que não o via, apesar de ter estado no lançamento no ano passado, pela mão do comum amigo, José Carlos Marques, do livro de poesia inédita Lama e Alvorada com 600 página!). Esperava encontrá-lo ali mas o seu estado de saúde já periclitante não permitiu a sua deslocação. Sei que o José Carlos tem para publicar em breve um “segundo volume bem mais delgado, o qual reunirá” mais poesia de Cautela. Este novo “volume incluirá alguns poemas «descobertos» depois, inéditos, e que remontam à adolescência ou mesmo à infância, incluindo uma série de sonetos perfeitíssimos escritos aos 11 anos de idade.”
Afonso Cautela presente e obrigado! Tiveste um vida preenchida e vivida intensamente! Também foste um Homem da Gazeta das Caldas!
Também foste um Homem da Gazeta das Caldas!
- publicidade -
































