Soft Skills e Hard Skills e a sua importância no mercado de trabalho

0
608

Andreia Mendes
consultora

Quando olhamos para o mercado de trabalho atual percebemos que este está cada vez mais incerto, a dificuldade em atrair e reter talento está instalada nas nossas Organizações e estas têm de olhar para os seus quadros de uma forma cirúrgica. Ao fazer este trabalho, temos de verificar quem são os colaboradores que temos e se estes têm as competências que pretendemos para a nossa Organização e para o desenvolvimento da mesma.
Num primeiro momento importa perceber o que são estas competências, no fundo, o que são as Soft Skills e Hard Skills. De uma forma muito simples podemos definir, as Soft Skills como as habilidades interpessoais, comportamentais e de comunicação, e as Hard Skills como as habilidades técnicas especificas de uma determinada área de conhecimento. Sabemos também que se as Hard Skills são adquiridas frequentemente através da formação académica e por meio da experiência do candidato, também fazem parte da “bagagem” das suas vivências.
Nos dias de hoje as Soft Skills são consideradas como essenciais para o sucesso em qualquer ambiente de trabalho, e aparecem já a par das competências técnicas específicas quer na avaliação de potencial de um candidato quer quando delineamos o plano de formação interna proporcionada aos colaboradores. Consideramos mesmo que as Soft Skills surgem como um fator diferenciador no momento da contratação.
Torna-se claro que a combinação destes dois tipos de habilidades é crucial para o sucesso no mercado de trabalho atual. Os candidatos devem trazer já desenvolvidas as habilidades técnicas e interpessoais para se tornarem profissionais completos e preparados para enfrentar os desafios do ambiente de trabalho em constante mudança.
Urge assim questionar num universo de trabalho cada vez mais lábil e onde é mais frequente a dificuldade de contratar e reter talento, o processo de recrutamento será assim tão afinado ao ponto de avaliar estes dois tipos de competências?
De facto, caminhamos neste sentido, mas o mesmo nem sempre é possível trilhar desta forma. Por este motivo, importa olhar para os talentos das nossas organizações e perceber então como devemos trabalhar estas competências?
Se a formação responde rapidamente a esta pergunta se pensarmos apenas nas Hard Skills, o mesmo não acontece quando pensamos nas Soft Skills. Para estas últimas temos de ter uma visão mais abrangente e formar os nossos talentos de um modo diferente sendo o Teambuilding uma resposta para esta questão.
Através das atividades de Teambuilding podem ser efetuadas diversas dinâmicas onde se podemos trabalhar: Comunicação; Trabalho em equipa; Assertividade; Relação interpessoal entre tantas outras
As Organizações necessitam de trabalhadores com competências profissionais, mas serão as competências pessoais e sociais que permitirão a criação de equipas cada vez mais ágeis e consequentemente a adaptação das Organizações a um mundo empresarial cada vez mais dinâmico e concorrencial. ■

- publicidade -