SNS 2023

0
491

José Luiz de Almeida Silva

Declaração de Interesses: Eu devo a minha vida ao SNS, especialmente às várias equipas de médicos, enfermeiros e outro pessoal, que me atenderam, especialmente da equipa do atual CHUC onde permaneci mais tempo, aquando do grava acidente que tive em 1991 e das sequelas que tive. Tudo isto demonstra a minha confiança total nestes serviços.
Especialmente nos últimos meses a mediática crise que nos chega todos os dias pela comunicação social e pelos comentadores, tem criado um clima e uma situação de incerteza e de permanente instabilidade na cabeça de cada utente. Quem tenha de recorrer aos serviços do SNS interrogar-se-á a todo o momento o que lhe poderá acontecer.
Eu, como os caldenses e as pessoas da Região Oeste, que não compreendem a desconexa ameaça do Ministro da Saúde de acabar com o Hospital Distrital das Caldas da Rainha, numa localidade criada há mais de meio milénio para cuidar dos vivos no seu Hospital, primeiro termal e depois de todos os cuidados, também não podem acreditar na displicência com que o mesmo ministro trata o sistema a nível nacional.
Quem tão pouco ciso e cuidado tem com um tema crucial numa região chave do país, que nos últimos trinta anos tem sido esquecida e abandonada por outras decisões que privilegiam as regiões confinantes, dificilmente terá o discernimento para negociar com os citados técnicos.
Também não nos parece que os representantes de ambas as partes, prestadores de saúde e Estado, haja o cuidado e a sensatez de falarem claro e sem interesses menos materiais, para uma área crucial para os seus concidadãos.
O mal que todos provocam nos portugueses será uma marca indelével para assinalar o final do primeiro quarto de século do terceiro milénio e o cinquentenário do 25 de Abril. Era bom que houvesse alguma cabeça fria em tudo isto! ■

- publicidade -