Regresso às aulas

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Lurdes Pequicho
Educadora de Infância

O ano letivo está a começar, a transição para o 1º e 2º ciclo deixa as crianças de nervos em franja, sentem-se ansiosos, nervosos, criam expectativas e até podem ter receio do que possa acontecer nas relações com os colegas e professores.

Mas… quem será que fica mais ansioso e nervoso, serão as crianças ou os pais?

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Esses receios, essas expetativas, geralmente são transmitidas pelas outras pessoas em forma de preocupação, que a criança encaixa como sendo dela. Por exemplo, situações menos boas que aconteceram connosco ou com os irmãos mais velhos. Ou expetativas que criámos para nós e não alcançámos e agora queremos que os nossos filhos alcancem por nós. Essas frustrações são nossas, não as passemos para os nossos filhos, não os limitemos com os nossos medos e inseguranças.

Por isso, no início deste ano letivo não assustemos as crianças com aquilo que pode acontecer de mal, falemos da nossa experiência ou de irmãos mais velhos. De acontecimentos positivos que vão acontecer: vai conhecer amigos, professores e auxiliares novos, vai aprender coisas novas. Vamos preparar este recomeço com pensamentos e uma atitude positiva. Mostremo-nos confiantes e seguros com a escola que escolhemos paro o nosso filho, para que também ele se sinta dessa forma.

Naturalmente desafios vão aparecer, conflitos, birras, opiniões e ideias diferentes, mas cada coisa a seu tempo. Quando o seu filho mostrar sinais de que alguma coisa está a correr menos bem, é a sua oportunidade de o ajudar a crescer e a superar esses obstáculos.

Uma forma de percebermos como as coisas estão a correr na escola, é esquecer aquela pergunta, da qual nunca obtemos uma resposta satisfatória: “Como correu a escola?” Ou correu “bem” porque não nos querem ouvir a fazer mais perguntas, ou correu “igual” para nos tirarem o chão e percebermos que a vontade de ir à escola é nula. Para evitarmos estas respostas, fazemos perguntas abertas, que fomentam o diálogo. Colocamos uma postura de curiosidade e mostramo-nos genuinamente disponíveis.

Algumas perguntas para fazer:
Com quem brincaste hoje?
E brincaram a quê? Como se brinca?
O que apendeste de novo hoje? (Peça para lhe explicar)
Qual foi a aula que mais gostaste?
O que aconteceu hoje que te deixou triste/feliz/zangado/preocupado? O que pensas em relação a isso?

As respostas a estas perguntas vão ajudar-te a entender como corre o dia a dia do teu filho e assim conseguirás ajudá-lo de forma mais assertiva.

Com Amor

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