Quem tem medo do Hospital Termal?

0
583

A autarquia, as elites locais, os caldenses, os termalistas, os colaboradores, a administração do centro hospitalar do oeste, a imprensa local, os técnicos, a tutela, os políticos locais, a sociedade civil?
Acontece que a conversa redonda acerca das qualidades da água termal, da importância e origem histórica do nosso Hospital Termal, fazem parte da nossa honra centenária e nada mais.
Aprendi que o conhecimento é um motor parado. É a atitude que o move. Ora bem, qual é o problema? A tutela quer fazer retornar às Caldas o que é das Caldas. A carta de doação da Rainha D. Leonor do hospital à Vila das Caldas é datada de 1508.
Temos hoje o que decidimos ontem! Teremos amanhã o que decidirmos hoje!
Porque não foi criada a Empresa Municipal Caldas Cidade Termal, como propus na Assembleia Municipal de Caldas da Rainha? Em centenas de empresas criadas no país, a maior parte sem qualquer justificação, esta parecia óbvia e a sua não existência trouxe-nos à situação que vivemos, com tristeza e prejuízo local, regional e nacional.

Este processo de indecisão da autarquia e de sociedade civil caldense conduziu ao ponto a que chegámos.
Mas tantos anos de medo e indecisão acabaram por nos trazer até 2013, período de grande recessão, em Portugal e na nossa União Europeia.
O que fazer? Continuar a demonstrar e exibir as nossas mais-valias termais e a ter medo de assumir a governação local do processo do termalismo caldense? A governação das termas de S. Pedro do Sul é municipal!
Afinal o Hospital Termal foi liderado por mais de 480 anos pela governação local e só em 1971 é que foi integrado no Centro Hospitalar de Caldas da Rainha.
Não podemos ter medo! Defendo a criação da “Liga de Amigos Caldas Cidade Termal!”
Temos de convocar a união da sociedade civil caldense em torno do seu desígnio termal!
A autarquia e a sociedade caldense têm uma responsabilidade social, geracional e de honra histórica que não pode adiar mais!
A união faz a força!
Afirmo como John Kennedy aos americanos:” Não perguntem o que é que eu posso fazer pelos Estados Unidos, digam-me o que vocês podem fazer pelo nosso país.”
“Caldenses não perguntem o que a Tutela pode fazer pelo Hospital Termal, mas o que nós podemos fazer por esta instituição centenária, nossa honra e orgulho.”
Força! Não é possível perder mais tempo! Agora ou nunca! Estamos na fronteira! Caldas Cidade Termal ser ou não ser? Como escrevi em 2004.

- publicidade -

José Marques

- publicidade -