Prémios Europeus de Promoção Empresarial 2015

0
582

«Enjoy, it’s from Europe»: mais de 100 milhões de euros para promover a agricultura europeia em 2016
A Comissão Europeia lança uma nova política de promoção dos produtos agrícolas da União Europeia para explicar aos consumidores a alta qualidade e a diversidade do que a agricultura europeia põe em cima da mesa. Em 2016, os produtores europeus vão beneficiar de programas no valor de 111 milhões de euros para encontrar novos mercados e promover o consumo dentro e fora da União Europeia.
As ações de promoção constituem um elemento essencial das medidas apresentadas pela Comissão Europeia para apoiar os agricultores e têm como objetivo ajudar de forma decisiva os agricultores europeus neste mundo altamente competitivo.
“Enjoy, it’s from Europe” (Aproveitem, é da Europa!): a nova política de promoção adotada no passado dia 13 de outubro pela Comissão Europeia vai ajudar os profissionais do setor a consolidar a sua posição nos mercados internacionais e a sensibilizar os consumidores europeus para os esforços dos agricultores europeus.
Para alcançar este objetivo, a Comissão vai aumentar os recursos disponíveis e a taxa de cofinanciamento. Ao mesmo tempo, o cofinanciamento nacional desaparece, criando-se assim condições equitativas em todos os Estados-Membros. A burocracia será significativamente reduzida durante o processo de seleção e aprovação de projetos, tornando as candidaturas mais fáceis.
“Os produtos agroalimentares da Europa são inigualáveis no mercado mundial” diz Phil Hogan, Comissário Europeu responsável pela Agricultura e pelo Desenvolvimento Rural. “O mercado de 110 mil milhões de euros das exportações da União Europeia cria emprego e crescimento nas zonas rurais em toda a Europa”, continua.
Mas apenas produzir excelente comida e bebida não é suficiente para ter êxito no atual mercado global, aberto e exigente. Esta nova política de promoção servirá “para dar continuidade a esta capacidade de exportação” e terá “um efeito de alavanca de 111 milhões de euros, visando criar mais oportunidades para os produtos agroalimentares da UE em novos mercados, bem como aumentar a nossa presença nos mercados existentes”, garante.
O Comissário acrescenta ainda que “É com especial satisfação que anuncio a atribuição de 30 milhões de euros para os setores em dificuldades do leite e da carne de suíno, como parte do recentemente anunciado pacote de 500 milhões de euros para os mercados agrícolas”. Para completar estes apoios, o Comissário Hogan anuncia ainda que a Comissão Europeia vai “lançar uma ofensiva diplomática nos próximos meses, realizando missões comerciais destinadas a abrir novas oportunidades para os produtores da UE em todo o mundo”.
Mais informações:
Saiba mais detalhes em ec.europa.eu/agriculture/promotion/index_en.htm
Vídeo com declarações do Comissário Europeu responsável pela Agricultura e pelo Desenvolvimento Rural, Phil Hogan: ec.europa.eu/avservices/player/play.cfm?id=153041

Representação da Comissão Europeia em Portugal

- publicidade -