Os resultados do PCP em Óbidos

0
669
Gazeta das Caldas

Obidos-1999_2015confPublicou o jornal de que Vª. Exª. é director, na sua edição de 9 de Outubro passado, nas páginas 18 e 19, um artigo, com o título “Coligação PSD/CDS à frente do PS com subida do BE”, sobre os resultados das Eleições Legislativas, nos concelhos do círculo eleitoral de Leiria e na região do Oeste.
Em particular, no que concerne ao concelho de Óbidos, partindo de dados que não são, por certo os oficiais (veja-se p.e., no quadro de resultados por freguesia, inserto no fundo da página 19, que o total de votos atribuídos à CDU, em 2011, é de 374, o que não é verdade. Foram, efectivamente, 314) e que estão errados, conclui que a CDU perdeu votos neste Concelho.
De facto, contrariamente ao que é afirmado no artigo, no início da segunda coluna – “A CDU desceu cerca de 6% em Óbidos”, esta força voltou a subir a sua votação, passando de 314 votos, em 2011, para 352, em 2015 (dados do Ministério da Administração Interna). Em percentagem, não só não desceu 6%, como afirma a Gazeta das Caldas, como subiu 12,1%.
Ou seja, a CDU consolidou a sua posição eleitoral no concelho de Óbidos, como aliás tem vindo a acontecer desde 2009, seja nas eleições legislativas, seja nas eleições autárquicas, subindo sempre a sua votação em relação ao acto eleitoral anterior com igual fim.
Por último, será de destacar – o que o artigo do jornal não faz – que, também em Óbidos, a coligação PSD/CDS, é a grande derrotada, não só porque perdeu 870 votos em relação às Legislativas de 2011, como deixou de ter a maioria absoluta dos votos neste concelho.
Solicitamos, deste modo, a publicação da presente carta, a título de esclarecimento dos reais resultados das Eleições Legislativas últimas no concelho de Óbidos, com o natural destaque que a correcção merece.
José Rui Raposo
Pel ‘a Comissão Concelhia de Óbidos do PCP

NR – O PCP de Óbidos tem razão e tal deveu-se a uma falha que ocorreu com todos os resultados nas legislativas anteriores que aparecem empolados. Com a junção das freguesias de Santa Maria, S. Pedro e Sobral da Lagoa, no caso da CDU somámos por erro no Excel os resultados da nova freguesia com os resultados das freguesias que foram extintas. Daí o erro de análise em relação à evolução entre 2011 e 2015.
Rectificamos assim os resultados anteriores e pedimos desculpa pela falha. Assim, o PCP subiu 12% em Óbidos passando de 314 votantes em 2011 para 352 em 2015, o que foi o seu melhor resultado desde 1999.

- publicidade -