Falemos um pouco sobre a zona histórica de Caldas da Rainha!
Moro na Rua Rafael Bordalo Pinheiro há dois anos. Quando soube que esta zona ia sofrer obras e reestruturações, fiquei feliz, pois sou Caldense e quero o melhor para a minha cidade.
Foram meses “chatos”, de “lama”, de falta de água, de fugas de gás, mas tudo bem, era para melhorar a minha cidade.
Qual não é o meu espanto quando dou de “caras” com as obras finalizadas, e o que é mais “engraçado”, é que está pior do que anteriormente. Agora pergunto: acham, realmente que fizeram alguma melhoria para a nossa cidade? Se ainda não passaram aqui nesta zona histórica para ver como está, eu explico: Pavimento torto, Pin’s no chão, bancos que ninguém dá uso porque o espaço envolvente serve para estacionamento, inversões de marcha que continuam a ser feitas complicando ainda mais o trânsito, entre outras coisas.
Antes se ser feita uma obra destas não nos podemos esquecer de estudar toda a história, vida e vícios da cidade. Num sitio como este, histórico, será que tem lógica fazermos uma reestruturação tão moderna?
Outro problema grave da nossa cidade é o estacionamento, ou a falta dele, que temos nesta e noutras zonas da nossa bonita cidade, que por este andar irá ficar uma cidade fantasma, cinzenta e feia.
Quando fui à primeira reunião antes de começarem as obras, foi falado entre muitas outras coisas do dito estacionamento. Qual não é o meu espanto quando coloco a pergunta: “Onde é que os moradores da Rua Rafael Bordalo Pinheiro poderão estacionar depois das obras?”, e a resposta que obtive foi: um encolher de ombros e “anteriormente já não tinham estacionamento”. Então pergunto: Esta reestruturação foi feita para melhorar ou para ficar igual ou pior do que estava? É porque na minha opinião, (e não sou a única), a cidade está pior do que estava. Não concordam comigo?
Tudo bem, queremos inovar, mas porque não inovar com “coisas” antigas?
Temos ou devemos pelo menos tentar adaptar essas inovações a cada cidade. A cidade de Caldas da Rainha tem uma história demasiado bonita para ficar reduzida a isto.
Estou desiludida pela minha cidade de que gosto tanto, gostaria de fazer algo para mudar, mas sozinha não o consigo fazer.
No geral a minha cidade está feia, não existem espaços verdes, mesmo nos sítios que sofreram obras há tão pouco tempo. Como é possível não pensarmos numa coisa tão simples – árvores que embelezam qualquer sitio.
Como querem que a cidade viva com um postal tão feio?
Isa Nobre
































