No passado dia 1 de Julho passaram 25 anos da ordenação do padre João Morais Braz, para celebrar essa data realizou-se no passado domingo uma missa na igreja da sua paróquia actual, Algueirão – Mem Martins – Mercês que foi seguido de um almoço convívio aberto a todos os que quiseram testemunhar o apreço ao seu pároco.
Ambos os eventos contaram com a presença de um grupo de paroquianos de Santa Catarina e Caldas da Rainha que deste modo também eles deram testemunho de amizade para com o seu antigo prior.
O padre João Braz, nascido em Almofala, concelho de Castro de Aire, Viseu, esteve desde a sua ordenação ligado ao Oeste, entre 1990 e 1992 foi vigário nas paróquias de A-dos-Cunhados e Vimeiro (Lourinhã), depois foi pároco das freguesias de A-dos-Francos, Landal, Painho e S. Gregório, entre 2002 e 2009 esteve nas freguesias de Santa Catarina e Carvalhal Benfeito, sendo então chamado por D. José Policarpo, então Cardeal-Patriarca de Lisboa, para a maior paroquia do país.
Segundo as suas palavras, a sua vida tem sido “guiada pela luz interior do Espírito Santo”, tem como missão o “servir a Igreja levando Cristo ao coração das pessoas” e considera importante “ser parte da grande equipa de todos aqueles que servem a comunidade”. Estas palavras no final expressam um pouco o que tem sido tanto a sua ação evangélica como social, nas freguesias de Santa Catarina e Carvalhal Benfeito ajudou a desenvolver os respectivos Centros Sociais, em Santa Catarina foi um dos principais impulsionadores do Centro Pastoral e agora em Mem Martins está a erigir uma nova igreja.
Vinte e cinco anos já passaram, esperemos que muitos mais se passem para que muitos possam desfrutar do apoio pastoral e social bem como da amizade do Padre.
João Morais Braz
Hélder Nunes

































