O nosso Património define a nossa identidade

0
537

Sara Velez
deputada do PS

Como nos dizia Ortega y Gasset, somos nós e as nossas circunstâncias. Muito do que somos integra não só as nossas experiências e percursos, mas também, e muito, tudo o que nos rodeia, que nos contextualiza: o nosso Património.
O nosso Património define a nossa identidade individual e coletiva, determinando também as nossas circunstâncias. Promover a sua defesa e salvaguarda devem ser, pois, objetivos maiores, também da nossa ação enquanto responsáveis políticos. As propostas que apresentamos nesta área não devem, por isso, perder de vista estes princípios e, com responsabilidade, apresentar soluções que, para além de defenderem o nosso património coletivo, não se restrinjam a emblemas pontuais e circunscritos, mas que permitam uma intervenção integrada, tendo em conta contextos e circunstâncias que permitam ver, respeitar e agir sobre o todo e não apenas na parte.
Foi isso que fizemos quando apresentamos a nossa proposta para a defesa e salvaguarda da Duna de Salir do Porto. A par do projeto de classificação como paisagem protegida apresentado pelo PSD, propusemos a salvaguarda a valorização do conjunto natural composto pela Duna e paisagem envolvente, sem esquecer, nunca, que a mesma não pode ser vista, nem ser separada de outro monumento natural, muito relevante do ponto de vista regional, que é a Baía de São Martinho do Porto. Propusemos que todas entidades públicas, desde as autarquias, às entidades da administração central com competência para tal, pudessem colaborar entre si na realização de um levantamento e estudo dos valores naturais, paisagísticos e patrimoniais, nomeadamente ao nível do sistema dunar, do património hidrogeológico e das reservas de água termal existentes naquele local, bem como das ruínas históricas ali existentes. Por fim, propusemos que pudesse ser desenvolvido um Centro Interpretativo do Vale Tifónico das Caldas da Rainha, que, como se sabe, caracteriza e marca a geomorfologia de toda a nossa região, com o principal objetivo que a sua instalação possa contribuir para o aprofundamento do conhecimento que temos sobre toda a nossa riqueza natural.
Felizmente, foi possível harmonizar as distintas visões sobre o mesmo assunto e chegou-se a um texto conjunto que, do meu ponto de vista, muito irá contribuir para a valorização de toda aquela área.
No entanto, e como é por demais evidente, não podemos esquecer os cursos de água, nomeadamente o Rio Tornada, que desagua na Baía de São Marinho, e o Rio Arnoia, que se constituem como os dois mais relevantes cursos de água do nosso concelho. As descargas ilegais constantes ali verificadas levaram os deputados do Grupo Parlamentar do PS a apresentar um Projeto de Resolução que recomenda ao Governo que, articulando com as autarquias envolvidas, promova a identificação de todas as fontes de poluição dos dois rios, promova as medidas necessárias conducentes à sua recuperação ambiental e reforce junto de todas as autoridades com jurisdição neste âmbito a fiscalização necessária, com vista à eliminação das fontes geradoras de poluição nestes cursos de água. ■

- publicidade -