O Centro Hospitalar do Oeste e o encerramento de valências

1
742

“Fecho de Valências no C.H.O. Centro Hospitalar do Oeste, decididas até Março e até lá ouvir os profissionais dos vários hospitais, as autarquias e as comissões de utentes e todas as partes envolvidas no processo” – Decisão do Dr. Carlos Sá que, claro, irá ter em conta as orientações decisórias da tutela”.
Numa entrevista a um diário de Lisboa, o presidente do CHO, Dr. Carlos Sá, divulgou o que acima está escrito.
Face ao gravíssimo transtorno que recairá sobre todos os oestinos da enorme probabilidade de a tutela vir a encerrar o Hospital Termal das Caldas da Rainha, de fechar o Serviço de Cirurgia e o Serviço de Ortopedia nas Caldas, de encerrar a Maternidade em Torres Vedras, em transformar as urgências de Torres Vedras em urgências básicas, de encerrar as Urgências de Peniche e Alcobaça, de encerrar o Hospital José Maria Antunes, etc., os oestinos sabem que chegou o último momento de impedirem que tudo o que está anunciado pela tutela aconteça.
Os políticos, democraticamente eleitos, têm que respeitar  o voto de quem os elegeu defendendo-nos, e sabem que serão culpabilizados pelo que advier da deterioração dos Hospitais envolvidos e pelos danos causados aos nossos familiares e a todos nós, numa assistência à saúde mais complicada que virá a ter um aumento de custos de transportes e perdas de horas de trabalho, que iremos todos ter que suportar, caso não lutem para que não se concretizem os encerramentos previstos.
Os políticos que elegemos não foram, de certeza, escolhidos para, de forma cobarde, virarem as costas aos seus eleitores, com silêncios comprometedores. Não venham lá com a história de que, fechando, se poupa.
O CHON fechou valências e os gastos aumentaram.
Todos nós reconheceremos que, caso não nos protejam, foi com estes políticos que a saúde, nas nossas regiões, começou a piorar.
Vamos estar todos atentos às acções que vão surgindo e, espero, participativos, pois a resignação, a indiferença e o comodismo de não participarmos sair-nos-á caro.
Estão previstas, por enquanto, que eu saiba, as seguintes acções apenas organizadas pela Comissão de Utentes Juntos Pelos Nossos Hospitais,
– Tertúlia da Saúde a 11 de Dezembro
– Congresso para a população a 18 e 19 de Janeiro de 2013.

António Luís Gaspar

- publicidade -

1 COMENTÁRIO

  1. Finalmente parece que Carlos Sa acordou e vai estar ao lado dos oestinos sem demagogias.Conforme as declaracoes supracitadas esta decidido a estar ao lado do povo demonstrando a sua preocupacao relativamente a saude independentemente de para isso ter de estar contra o governo.E uma nota de coragem que espero se mantenha alargando-se igualmente ao Hospital Termal.Vitor Dinis