Concordo em absoluto com a concretização de um busto em memória do falecido ex-presidente da Câmara de Óbidos, José António Pereira Júnior, por iniciativa do presidente da Junta de Freguesia de Gaeiras e da Câmara de Óbidos, mas não posso deixar de fazer algumas considerações.
O respectivo projecto deveria passar primeiro pela Assembleia de Freguesia de Gaeiras, representante da população, com uma sessão pública para dar conhecimento de tal acto e que houvesse consenso no que diz respeito ao local da colocação do referido busto. (…) Como isso não aconteceu, decidi através desta carta dar a minha opinião com todo o respeito que a autarquia me merece.
Penso que local que foi escolhido [NR – nas Gaeiras junto à bomba de água antiga] não será o mais apropriado e pergunto se o muro não tivesse caído, seria esse o local escolhido…
Na minha opinião há outros sítios como, por exemplo, no Pombal, no Largo de S. Marcos, mas acho que seria na Praceta do Mercado na Urbanização da Cerca, porque a respectiva urbanização foi uma obra pensada pelo Pereira Júnior a pensar nos outros para que pudessem ter um lar digno, sem especulações monetárias e burocráticas, e serão os moradores a reconhecer este facto.
Fico com a ideia e a certeza que a data escolhida para as cerimónias do referido busto para 7 de Setembro, com eleições a 29 de Setembro, não é coincidência. É mais um aproveitamento político, sem dignidade, porque pensam que na política tudo vale para se atingir os objectivos que são os votos. Como ex-autarca não tinha a coragem de o fazer.
Não seria mais correcto honrarem a sua memória na data do seu nascimento, 19 de Novembro, ou do seu falecimento, 13 de Outubro? Assim não haveria a suspeição de tal aproveitamento político e eleitoral, mas esse juízo de pensamento ficará ao critério dos eleitores e da população em geral. Seja como for, espero estar presente para ouvir os discursos e ver quem os vai pronunciar, com todo o respeito que o acto merece.
Diamantino Laura Ferreira
































