O Associativismo em movimento

0
495

Fernanda Quadros

Presidente da Direção da Sociedade Filarmónica Carvalhense

- publicidade -

 

Impõe-se que cada vez seja prestada a devida atenção e fomentado maior interesse pelo Associativismo como condição de uma melhor vida comunitária, aumentando a oferta cultural aos cidadãos no quadro das atuais condições sanitárias.
A Sociedade Filarmónica Carvalhense (SFC), sediada na freguesia de Carvalhal (Bombarral) é fundada em 1859, tendo como objetivo a cultura musical. Os seus estatutos são formalizados em 1976 com o alargamento à cultura, à coesão social, ao recreio e ao desporto.
A atual direção, de que fazem parte João Ricardo, Américo Santos e Berta Ricardo, consciente do real interesse do associativismo, propôs-se reanimar esta Sociedade Filarmónica para o que conta com a colaboração dos membros das secções: Musical, Sócio-Cultural, Desportiva e Recreativa.
Celebraram-se protocolos de colaboração com a FCH da UN de Lisboa, com o CLDS, o Centro Qualifica, a APAC, a APAFISSERATTI e o projeto Zethoven.
Adotou-se o sistema de elaboração e certificação externa de contas, também no sentido de obter a imprescindível e inadiável utilidade pública.
Relativamente à Banda, procedeu-se à inventarização dos instrumentos, atuais e museológicos, propriedade da SFC e à identificação dos músicos que ensaiam às sextas-feiras sob a direção de um jovem maestro, que iniciou a sua formação musical, como aluno da Escola de Música, aos 6 anos.
Foi reiniciada a Escola da Música para a constituição da necessária “Bolsa Musical”.
Estão, neste momento, disponíveis para os associados, atividades de leitura, ginástica, técnicas de relaxamento, acordeão, canto, Português (língua de acolhimento), entre outras.
Foram apresentados ao Orçamento Participativo e à Leader Oeste, candidaturas para a modernização das instalações e descoberta de talentos.
Pretende-se realizar um festival de verão, que integrará uma conferência sobre o futuro das Bandas em Portugal
Foram contactadas outras associações da freguesia, para reforço da massa crítica associativa tendo sido já celebrado um acordo com a Associação Recreativa do Barrocalvo.
De realçar a excelente e permanente colaboração do atual presidente da mesa da Assembleia Geral, Guilherme Collares Pereira, o qual, além da preocupação constante com os novos associados, promoveu também a celebração de um acordo com a Faculdade de Arquitetura de Lisboa para a realização de um concurso entre os alunos finalistas, destinado à obtenção de um projeto para a zona envolvente da Ermida do Senhor Socorro, notável em arquitetura e azulejeira.
O Carvalhal é um núcleo populacional com séculos de história, corporizada em património material e imaterial constitui também preocupação da atual Direção no sentido da recuperação da identidade histórica da freguesia. Efetivamente, esta foi muito importante até ao momento em que foi projetada para o Bombarral a passagem do primeiro caminho de ferro.
Preocupação de todos, direção e assembleia geral é sempre o aumento do número de associados. É irreal olhar-se para o associativismo sem associados. ■

- publicidade -