Medicina ao alcance de todos

0
548

É urgente tratar a psoríase no verão!

A incidência da psoríase nos países da Europa do Sul é menor em relação à Europa do Norte. Esta diferença explica-se pelo efeito benéfico do sol nesta doença de pele. As populações mediterrânicas ao beneficiarem de verões mais longos e quentes, têm uma maior exposição solar a qual é benéfica no tratamento da psoríase e daí a sua menor incidência na população.
Haverá mais fatores naturais para tratamento da psoríase nos países desta amena  Europa do Sul? Há sem dúvida! As praias e as termas. De notar que ambos os tratamentos baseiam-se em banhos sendo a praia e os banhos do mar e sol de utilização gratuita e resultados garantidos.
Na lógica da medicina chinesa, a psoríase é uma doença com caraterísticas YANG (é uma doença do Calor). A água das termas é um líquido de caraterísticas YIN pois é fria. A água do mar é duplamente YIN pois é fria e salgada. Tomar banho do mar ou poder usufruir de um período de banhos nas termas são terapias fundamentais no tratamento da psoríase pois tratamos o YANG (calor) com o YIN (frio). Este princípio terapêutico denomina-se por “contraria contrarius curentur” e tem como pressuposto base o tratamento pelos opostos, trata-se a doença do calor com o frio e a doença do frio com o calor. Para além disso, nalguns casos pode-se tratar o calor com o calor e o frio com o frio. É, por isso, que na maioria dos casos psoriáticos a exposição solar é benéfica.
Para além destes fatores naturais no tratamento da psoríase, ao integrar uma dieta específica, fazer tratamentos de acupuntura de uma forma regular e a toma de medicamentos naturais traz resultados duradouros no tratamento da psoríase sendo possível em 40% dos casos alcançar a cura nesta doença de caráter auto-imune e crónico.

Ana Marques
Acupuntora
ana.marques.4466@gmail.com

- publicidade -