Manifesto dos utentes solidários com os precários do CHO

0
807

Somos utentes do Centro Hospitalar do Oeste (CHO), residentes de vários concelhos afetos a este Centro Hospitalar: Caldas da Rainha, Óbidos, Bombarral, Alcobaça, Peniche, Lourinhã, Torres Vedras e Mafra. Reconhecemos a elevada importância dos serviços prestados pelo CHO, serviços que não existiriam sem os seus profissionais. São médicos, enfermeiros e auxiliares que garantem, com o seu empenho e profissionalismo, os cuidados de saúde essenciais aos residentes dos nossos concelhos. Sabemos que o Serviço Nacional de Saúde está a ser delapidado, com falta de verbas e transferência de recursos para o sector privado. Os profissionais da saúde estão a perder direitos a cada dia e isso também destrói os serviços. Se não existirem profissionais qualificados disponíveis, se a regra na saúde for a precariedade, nós, utentes, seremos os mais prejudicados. Por isso demonstramos total solidariedade com os Precários do CHO que estiveram em greve na semana passada, com uma adesão quase total. Saudamos a vossa coragem.
Estes trabalhadores lutam pelos mais elementares dos direitos no trabalho: o pagamento de remunerações em atraso e a igualdade de tratamento com os colegas. Depois da greve chegam as ameaças nos corredores dos Hospitais de Peniche, Caldas da Rainha e Torres Vedras, e a criminalização das suas ações responsabilizando-os pelo colapso de alguns serviços durante os dias de greve. Foi público que estes trabalhadores se demonstraram disponíveis a suspender a greve caso a administração do CHO lhes desse garantias de direitos iguais aos restantes colegas de trabalho. Tal não aconteceu, para manter a desigualdade e dividir os profissionais do CHO, a administração aceitou colocar os utentes em risco e o colapso de alguns serviços.
Por isso a luta dos Precários do CHO é mais do que justa. Lutam pelos seus direitos no trabalho mas também pela qualidade dos serviços prestados aos utentes, que exigem profissionais permanentes e qualificados.
Contem com toda a nossa solidariedade, não desistam dos vossos direitos, que também são nossos!

Leopoldina Manteigas
Carlos Fonseca Libório
Maria Helena
(Seguem-se mais 160 assinaturas)

- publicidade -