Mais e melhores razões para sorrir em 2021

0
683

Paulo Pessoa de Carvalho

 

- publicidade -

Caros leitores estamos em 2021, entrámos num novo ano que espero sinceramente que seja um ano com mais e melhores razões para sorrir, do que aquilo que foi 2020 e certamente que o será, mas para isso, todos teremos que contribuir. Não quero começar o ano com uma visão negativa e num tom pouco otimista, mas na verdade estamos a viver momentos difíceis, com um novo estado de emergência à porta, com novas medidas em vigor desde esta 4ªfeira e com mais restrições que nos deixam apreensivos quanto aos tempos mais próximos, tirando-nos a capacidade de fazer prognósticos fiáveis, de avaliar as mazelas que certamente ficarão para o futuro.
A vacina chegou é verdade, mas a doença aumenta com novos recordes de infetados, a saturação de doentes atinge níveis preocupantes enchendo as unidades de saúde levando-as perto da rutura. Hoje perguntamos onde estão os hospitais de campanha, que, entretanto, desapareceram. Tanta informação dada, tanto mediatismo sobre os meios que se estavam a preparar para combater a doença e agora, à porta de serem efetivamente necessários, onde estão? Temos algum plano previsto antes que a rutura dos meios existentes aconteça?
Neste momento assentam dúvidas sobre se haverá presidenciais no dia 24 de janeiro ou se serão adiadas, se é legal ou mesmo constitucional o seu adiamento. Assistimos a debates que mais parecem uma discussão de rua de baixo nível, vemos peixeirada que ferve e nós, assistindo a tudo isto com tantas e tantas razões sérias de preocupação, só nos faltava mais uma telenovela barata …
Preocupa-me o país naturalmente, mas também me preocupa e muito as Caldas e a força moral e anímica que os caldenses terão que ter para seguir em frente, mas vão seguramente ter essa força, vão ser capazes de reagir com toda a certeza. Mas seria bom que localmente alguma estratégia se fosse vislumbrando no sentido da valorização do concelho, daquilo que são as suas riquezas e o seu potencial, torná- lo apetecível para quem o vive, para quem o disfruta, para quem o visita e também atrativo para quem nele pretende ou poderia investir, tornando-o capaz de gerar mais riqueza, de torná-lo mais produtivo e com isso melhorar a sua qualidade de vida global criando também emprego e novas oportunidades. Faz-nos falta a competitividade, a oferta com qualidade, estamos à espera de quê?
A mensagem para 2021 que aqui quero hoje deixar-vos, é que está nas nossas mãos construir o amanhã, ninguém fará o nosso trabalho, não tenhamos ilusões disso. Mas está verdadeiramente nas nossas mãos escolher o que queremos para o futuro e para isso, cada um tem que fazer a sua parte.
Acredito que 2021 será um ano melhor para o país e também para os caldenses, pela parte que me toca, deixo aqui o compromisso de que tudo irei fazer para contribuir nesse sentido e certamente que terei oportunidade de poder ajudar as Caldas da Rainha a ser uma cidade e um concelho melhor!
Despeço-me aconselhando e pedindo: #seja consciente #fique em casa ou saia em segurança Caldas é RAINHA! ■

- publicidade -