Limpeza da praia da Foz do Arelho

0
1087

No seguimento da ação de limpeza da Praia da Foz do Arelho, Dorte Schneider propôs uma nova iniciativa que se focou desta vez na Lagoa de Óbidos. A atividade decorreu no dia 3 de Fevereiro e desenvolveu-se entre o extenso manto de areia adjacente à lagoa que vai desde a Praia da Foz do Arelho à área que se destina ao comércio de street food. Tal como a ação anterior, esta visou recolher a maioria dos detritos que se localizaram no areal, não só procurando diminuir o impacto que estes têm tido no ecossistema local, assim como sensibilizar a prática recorrente desta ação de cariz social e ambiental.
No seu decorrer, a iniciativa ambientalista contou com o apoio de diversas entidades, como a Marmeu, a Peniche Beach Conservation, a Biológicos da Rainha, a Associação “Floresta Rainha” e, por fim, a Associação de Desportos Alternativos. Para além do suporte associativo, a ação fez parte do programa “A Praga dos Cotonetes” da Associação Portuguesa do Lixo Marinho.

Na limpeza colaboraram 30 voluntários, alguns deles com nacionalidade estrangeira e outros oriundos de concelhos como o de Alenquer ou de Lisboa. No total, o número de resíduos contabilizou-se em 6 sacos pretos, 1,5 sacos amarelos, 1/4 de um saco verde e 1/6 de um saco azul. Foram também recolhidos 702 cotonetes, sendo que a maioria resulta da entrada em sanitas e, por consequência, nos esgotos, acabando assim no mar e nas áreas estuarinas e lagunares. Não obstante, é de realçar a elevada concentração de beatas no areal.
Findada a actividade, e tendo em conta a adesão e o apoio, Dorte Schneider antevê um futuro risonho para a realização de iniciativas deste tipo, já se falando numa próxima ação ambientalista.

- publicidade -

Bruno Rego
Associação de Desportos Alternativos

- publicidade -