Caros associados e leitores da Gazeta da Caldas, o final de um ano é sempre uma época de balanço e de perspectivar o ano que se avizinha e é o que faremos neste artigo.
Se tentarmos identificar quais são os melhores indicadores para avaliar a situação de uma associação, alguns surgem com naturalidade: Há quantos anos existe a funcionar sem interrupções; a quantidade e a evolução dos sócios que pagam quotas; a Direção ter iniciativa, gerir e dinamizar atividades ao longo do ano; os saldos financeiros (anual e global) serem positivos; não haver dívidas a terceiros; as infraestruturas serem dignas e adequadas; os equipamentos serem adequados e funcionais; e haver um plano anual que integre as atividades impostas superiormente, os convites externos e as atividades de iniciativa interna, que é na sua maioria cumprido, com a participação alternada ou simultânea dos membros da Direção.
Na perspectiva abordada anteriormente, o Núcleo das Caldas da Rainha tem demonstrado ser uma associação viva e dinâmica, centenária em 2024, capaz de cativar novos sócios, com uma Direção e restantes Corpos Sociais presentes e interventivos, com saldos financeiros positivos, numa sede cedida desde 2016, pela Câmara Municipal de Caldas da Rainha que tem dimensão e as condições adequadas à escala humana e financeira do Núcleo, e com um plano de atividades anual que preenche todos os meses do ano, bem como uma sede aberta nos dias úteis, de manhã e de tarde, para apoio aos associados e aos cidadãos que a ela se dirigem, para esclarecer dúvidas sobre os mais diversos assuntos, e os referentes aos Antigos Combatentes.
No próximo dia 28 de julho de 2024, será o centenário do Núcleo das Caldas. Oficialmente, as comemorações iniciaram com o descerramento do painel de azulejos na Rua Heróis da Grande Guerra, que nos últimos anos terá porventura sido o evento com mais exposição mediática no qual participámos, e pelo qual muito agradecemos a iniciativa do Sr. Mário Lino e do Dr. António Marques, do Museu do Ciclismo. Outras iniciativas irão surgir ao longo do próximo ano.
Nesta época de balanço, gostaríamos de agradecer a todos os associados, que são a razão de ser da Liga, à Escola de Sargentos do Exército, às entidades com as quais temos protocolos de cooperação, à Câmara Municipal da Caldas da Rainha, à Junta de Freguesia de Nossa Senhora do Pópulo, Coto e São Gregório e à Gazeta das Caldas, desejando um ano novo pleno de concretizações.
O ano que agora termina poderia ter sido muito melhor se não estivessem em curso duas guerras anacrónicas, com final difícil de prever e impactos globais que não auguram nada de positivo para as próximas gerações. Com o regresso da geopolítica e da geoestratégia ao tabuleiro mundial, utilizando abordagens diretas, sem olhar a meios para atingir os fins, organizações como a Liga dos Combatentes nunca ficarão obsoletas, porque vão continuar a existir combatentes e familiares a necessitar de apoio, e nós cá estaremos.
Informa-se que a Assembleia Geral do Núcleo vai realizar-se no próximo dia 26 de janeiro, na Sociedade de Instrução e Recreio “Pimpões”, pelas 17 horas, e gostaríamos de ter a presença dos estimados associados.
Para dúvidas e questões, pode contactar-nos através dos números: 913534239; 262843142; do e-mail: caldas.rainha@ligacombatentes.org; ou visitar-nos na nossa sede na Rua do Sacramento n.º 7, r/c esq. º 2500-182 Caldas da Rainha.
Um Santo Natal, boas festas e um excelente ano de 2024! ■
A Direção

































