Teresa Leal
ceo Teresa vai de Férias
Cada destino turístico tem características diferenciadoras, que quando são reconhecidas e valorizadas, aproximam os visitantes.
Comecemos pelo início – o que é o Marketing Turístico e porque é tão importante para os destinos?
Trata-se de uma estratégia que tendo começado por definir o tipo de turistas que se procura para um local, conhecendo os seus interesses, se desenvolve de seguida, um conjunto de ofertas que vão de encontro às suas necessidades, criando assim as melhores experiências para quem visita. Desta forma, cada destino turístico apresenta características únicas, adaptadas ao público-alvo que pretende captar. Também por esta via, se cria diferenciação em relação a outros destinos, porque ao personalizar as ofertas é possível alcançar um maior grau de satisfação, tendo impacto direto nos resultados económicos.
Para a construção destes produtos turísticos é importante ter em consideração que vai para além das características do local e da oferta hoteleira ou de restauração. A animação turística, os rent-a-car e transportes públicos, os espaços de informação ao turista, criação de experiências, a informação em várias línguas, espaços para eventos e espetáculos, passeios culturais e visitas a fábricas, qualificação de quem presta os serviços, entre outros compõem a oferta.
O marketing turístico de certa forma organiza esta oferta e ajuda a criar as condições para atrair os visitantes criando produtos que são experiências personalizadas, diferenciadoras e inesquecíveis. Existe uma procura crescente de atividades que enriqueçam a bagagem pessoal e cultural, que criem vivencias marcantes, o turista de hoje pesquisa antes de tomar decisões e quanto melhor o destino se prepara, maiores são as chances de ele regressar e de recomendar a amigos e familiares.
Inevitavelmente, uma presença forte nas redes sociais está a associada a qualquer estratégia de marketing, pelo que é essencial pensar em conteúdos em que se contam histórias emocionantes, que criam uma proximidade com o público-alvo que se pretende alcançar. O foco não é a venda, mas a antecipação das experiências que podem ser vivenciadas naquele local, criando uma identificação e a vontade de conhecer melhor aquele local.
O planeamento é essencial em marketing turístico, ou seja, é preciso estabelecer objetivos, escolher um plano de ação e de execução, a sua duração no tempo, fazendo os ajustes necessários ao longo do caminho para chegar aos resultados esperados. É preciso tem em consideração que se o posicionamento do destino não estiver bem definido vai ser mais difícil chegar aos visitantes que se pretende alcançar e é muito importante não só a participação eme eventos, nacionais e internacionais, como o envolvimento da população, que reconhece valor ao turismo, havendo uma hospitalidade que ajuda a consolidar a procura.
A falta de estratégia de planeamento não faz diminuir a procura, podendo levar a uma sobrecarga das estruturas e infraestruturas existentes, mesmo que seja somente em determinadas alturas do ano, não gerando o grau de satisfação esperado por residentes e visitantes. ■

































