Homenagem ao Dr. Alfredo Jales

0
934

notícias das CaldasO falecimento do Dr. Alfredo Jales motiva uma profunda consternação, sentida por todas as pessoas que tiveram o ensejo de conhecer o seu virtuoso percurso, profissional e cívico, exercido nas Caldas da Rainha, onde chegou, Médico Oftalmologista, no ano de 1955. A sua tão longa permanência nesta Cidade conferiu-lhe a qualidade de Decano dos Médicos aqui residentes, facto que acentua a nossa comoção face ao reconhecimento de que, com a sua perda, cessa a longevidade de um Cidadão que nos deixa excelentes exemplos de dignidade, de integridade, tanto no exercício da sua actividade Médica Especializada, como no cumprimento dos deveres de cidadania, que assumiu com sentido humanitário e de solidariedade, de harmonia, afinal, com os princípios e os valores que nortearam a sua Vida.

Alfredo Augusto Gonçalves Jales nasceu a 15 de Setembro de 1921 em Mondim de Basto, distrito de Vila Real, em Trás-os-Montes. Frequentou a Faculdade de Medicina do Porto até ao 2º Ano, tendo terminado a licenciatura na Faculdade de Medicina de Coimbra. Obteve o título de  Especialista em Oftalmologia, no Hospital de Santo António dos Capuchos, em Lisboa. Durante 50 anos exerceu a sua actividade nas Caldas da Rainha, onde prestou inestimáveis serviços clínicos, sempre pautados pela  competência profissional e pela dedicação que sempre ilustraram a sua vocação. Recordo a circunstância que me proporcionou, no ano já remoto de 1964, um dos primeiros contactos que tive com o Dr. Alfredo Jales, motivado pelo facto de a minha Mãe ter sofrido uma crise aguda de glaucoma, situação que exigiu uma intervenção cirúrgica de urgência, realizada com inteiro sucesso, no Montepio, pelo Dr. Jales. Este facto deu início, compreensivelmente, a uma relação pessoal marcada pelo meu grande apreço e consideração. Este é um só testemunho é certo, mas que pode juntar-se a inúmeros outros que, em contínuo, firmaram ao longo dos anos, o justo e reconhecido prestígio alcançado pelo Dr. Alfredo Jales tanto no exercício da clínica privada como na assistência aos Doentes dos Serviços Médico-Sociais e Centro de Saúde, colaborando ainda, sempre que necessário, com o Centro Hospitalar e a Casa de Saúde do Montepio Rainha D. Leonor.
A continuidade existencial das Instituições é assegurada através da participação efectiva de sucessivas gerações de Cidadãos que, não raro, conferem notoriedade à sua intervenção, traduzida na concretização de objectivos que marcam a abertura de novos ciclos de progresso na vida institucional. A secular Associação Humanitária dos Bombeiros Voluntários das Caldas da Rainha, é, neste aspecto, um excelente exemplo que espelha o espírito, voluntário e dedicado, que informa os seus diligentes servidores, permitindo o prosseguimento irreversível dos fins humanitários que são o seu atributo. Não admira assim, encontrar o Dr. Alfredo Jales entre aqueles dos seus Associados que, nas épocas mais recentes, melhor se identificaram com a elevada responsabilidade da vida associativa. O Dr. Jales foi membro dos Corpos Sociais da Associação durante quinze anos (1969- 1984), tendo desempenhado as funções de Presidente da Direcção durante cinco anos e as de Presidente da Mesa da Assembleia Geral durante dez anos, integrando deste modo, os Corpos Sociais que acompanharam a construção e inauguração do novo Quartel dos Bombeiros, realizada em 18/05/1981. Como representante da Direcção da Associação, foi fundador e membro activo do Movimento Associativo Caldense (MAC), criado após o 25 de Abril.
Ainda no âmbito da actividade Cidadã o Dr. Alfredo Jales foi Militante activo do Partido Socialista (PS) a partir de 1974, tendo sido eleito Deputado da Assembleia Municipal das Caldas da Rainha, nas primeiras eleições autárquicas, democráticas, realizadas em 1976, continuando a integrar as listas de candidatos do PS em eleições posteriores. Nestas funções de natureza política, tive o privilégio de estar na Assembleia Municipal com o Dr. Jales, em representação do mesmo Partido, situação que me permitiu alicerçar o  meu apreço por tão admirável Cidadão.
De facto, estes compromissos assumidos pelo Dr. Jales para além da Clínica, de livre vontade e cumpridos com denodo, fazem realçar a sua hombridade!
Reformou-se em 2004, continuando a residir na sua Terra afectiva que, em 15 de Maio de 2008, o galardoou, muito justamente, com o Diploma e a Medalha de Mérito, Grau Ouro, concedidos pelo Município Caldense.
Esta distinção torna-se ainda mais relevante quando nela identificamos o seu valor de pendor social, contido na afabilidade e na simpatia que constituíam um dos  sinais distintivos do Casal Jales, permitindo-lhes criar laços de amizade que marcaram o núcleo das suas convivências. Chegaram, não como forasteiros, mas para criar raízes sólidas na Terra que adoptaram como sendo a sua.
Todos estes Valores merecem ser enaltecidos num momento de pesar. Aos Filhos, Maria Paula e João Manuel, bem como a toda a Família, as nossas  mais sentidas condolências.

- publicidade -

Mário Gonçalves

- publicidade -