Gazeta da Europa – Sabe o que são os Prémios Europeus de Promoção Empresarial?

0
560

Uma empresa portuguesa acaba de conquistar o primeiro prémio na categoria Apoio ao Desenvolvimento de Mercados Ecológicos e Eficácia de Recursos da 8ª edição dos  Prémios Europeus de Promoção Empresarial atribuídos pela Comissão Europeia.
Trata-se da empresa AMS-BR Star Paper SA, de Vila Velha de Ródão, que candidatou o projeto  Think Ahead  com o qual visa tornar-se «o fornecedor de papel tissue mais eficiente da Península Ibérica», através da inovação e da diferenciação.
O projeto revolucionou o processo industrial tradicional com a instalação de uma ligação por pipeline ao seu fornecedor de pasta de papel, uma aliança única que reduziu as emissões de CO2 em 11 000 toneladas por ano e deu origem a uma competitividade importante nos mercados externos.
Para além da empresa do distrito de Castelo Branco, houve um outro projeto português a receber uma menção honrosa nesta edição dos Prémios;  o “FAZ – Ideias de Origem Portuguesa”  da Fundação Calouste Gulbenkian em parceria com o Ministério dos Negócios Estrangeiros. O projeto visa selecionar e promover ideias e apoiar a concretização de projetos de empreendedorismo social que contribuem para transformar as tendências da emigração de forma eficaz para a sociedade portuguesa e o país na sua globalidade.
Desde 2006, os Prémios Europeus de Promoção Empresarial têm premiado a excelência na promoção do empreendedorismo de pequenas empresas a nível nacional, regional e local.
Já se candidataram mais de 2500 projetos desde que os prémios foram lançados e, no total, têm apoiado a criação de mais de 10000 novas empresas.
Os objetivos dos galardões são identificar e reconhecer atividades e iniciativas de sucesso para promover a empresa e o espírito empresarial, mostrando e partilhando exemplos de melhores políticas e práticas de empreendedorismo, criando uma maior consciencialização do papel dos empresários na sociedade europeia e incentivando e inspirando potenciais empresários.
Os prémios são atribuídos em seis categorias: Promoção do espírito de empreendedorismo, Investimento nas competências de empreendedorismo Desenvolvimento do ambiente empresarial, Apoio à internacionalização das empresas, Apoiar o desenvolvimento de mercados ecológicos e a eficiência dos recursos  e Empreendedorismo responsável e inclusivo.
Na edição anterior dos prémios, Portugal também esteve de parabéns. A  Associação dos Industriais do Calçado, Componentes, Artigos de Pele e seus Sucedâneos conquistou também o primeiro lugar na categoria “Apoio à Internacionalização de Empresas”.

Representação da Comissão Europeia em Portugal

- publicidade -