Início Opinião Gazeta da europa | Pequenas e Médias Empresas recebem novo investimento

Gazeta da europa | Pequenas e Médias Empresas recebem novo investimento

0
Gazeta da europa | Pequenas e Médias Empresas recebem novo investimento

A Comissão Europeia e o Banco Europeu de Investimento assinaram um acordo para um novo incentivo destinado às Pequenas e Médias Empresas. No total, 500 milhões de euros serão disponibilizados através do Fundo Europeu de Investimento Estratégico.

Um dos principais sucessos do Plano de Investimento para a Europa, apresentado pela Comissão Europeia há um ano, tem sido o interesse dos intermediários financeiros em toda a Europa para utilizar a garantia de financiamento da União Europeia para as Pequenas e Médias Empresas. Por esta razão, as instituições decidiram estender o investimento com a assinatura do acordo que prevê um impulso de 500 milhões. O Fundo será gerido pelo Banco Europeu de investimento, mas é colocado à disposição das PME através dos intermediários em cada em cada Estado-Membro – em Portugal, é representado pelos bancos Santander, BCP e Novo Banco.
Este incentivo será concretizado através da transferência de 500 milhões de euros da garantia da janela de Infraestruturas e Inovação para a janela de PME. A garantia do Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos também será utilizada com o objetivo de impulsionar o financiamento de capital das PME e completar os instrumentos de garantia de empréstimo InnovFin e COSME, assim como o Programa para o Emprego e Inovação Social.
Através destas medidas, o Fundo Europeu de Investimento Estratégico poderá financiar um volume significativo de operações, traduzindo-se em mais capital e mais empréstimos para as Pequenas e Médias Empresas europeias.
A prorrogação do investimento tinha sido anunciada em junho deste ano, data em que se assinalou o primeiro ano da execução do Plano de Investimento para Europa. Segundo o Presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker, “o Plano de Investimento está a dar resultados e está a desafiar os mais pessimistas. O Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos está a criar emprego e a incentivar investimentos na economia real todos os dias. É por isso que propomos que seja mantido para além de 2018. Sejamos ambiciosos para levar a Europa a investir novamente.”
Até junho de 2016, o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos tinha dado autorização para mobilizar 100 mil milhões de euros em investimentos, em especial para as PME.
Os interessados poderão ter acesso a todas as informações através do site do Banco Europeu de Investimento ou nos balcões dos bancos intermediários portugueses.

Representação da Comissão Europeia em Portugal

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.