A Comissão Europeia e o Banco Europeu de Investimento assinaram um acordo para um novo incentivo destinado às Pequenas e Médias Empresas. No total, 500 milhões de euros serão disponibilizados através do Fundo Europeu de Investimento Estratégico.
Um dos principais sucessos do Plano de Investimento para a Europa, apresentado pela Comissão Europeia há um ano, tem sido o interesse dos intermediários financeiros em toda a Europa para utilizar a garantia de financiamento da União Europeia para as Pequenas e Médias Empresas. Por esta razão, as instituições decidiram estender o investimento com a assinatura do acordo que prevê um impulso de 500 milhões. O Fundo será gerido pelo Banco Europeu de investimento, mas é colocado à disposição das PME através dos intermediários em cada em cada Estado-Membro – em Portugal, é representado pelos bancos Santander, BCP e Novo Banco.
Este incentivo será concretizado através da transferência de 500 milhões de euros da garantia da janela de Infraestruturas e Inovação para a janela de PME. A garantia do Fundo Europeu de Investimentos Estratégicos também será utilizada com o objetivo de impulsionar o financiamento de capital das PME e completar os instrumentos de garantia de empréstimo InnovFin e COSME, assim como o Programa para o Emprego e Inovação Social.
Através destas medidas, o Fundo Europeu de Investimento Estratégico poderá financiar um volume significativo de operações, traduzindo-se em mais capital e mais empréstimos para as Pequenas e Médias Empresas europeias.
A prorrogação do investimento tinha sido anunciada em junho deste ano, data em que se assinalou o primeiro ano da execução do Plano de Investimento para Europa. Segundo o Presidente da Comissão Europeia Jean-Claude Juncker, “o Plano de Investimento está a dar resultados e está a desafiar os mais pessimistas. O Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos está a criar emprego e a incentivar investimentos na economia real todos os dias. É por isso que propomos que seja mantido para além de 2018. Sejamos ambiciosos para levar a Europa a investir novamente.”
Até junho de 2016, o Fundo Europeu para Investimentos Estratégicos tinha dado autorização para mobilizar 100 mil milhões de euros em investimentos, em especial para as PME.
Os interessados poderão ter acesso a todas as informações através do site do Banco Europeu de Investimento ou nos balcões dos bancos intermediários portugueses.
Representação da Comissão Europeia em Portugal

































