Desde a criação do Europass, em 2005, até ao momento, 27.244,215 Europass CV (Curriculum Vitae) foram emitidos em Portugal, o que nos permitiu ficar no 1º lugar do ranking europeu na utilização do Europass.
Só este ano, já foram emitidos 788,448 documentos Europass CV e 6.290 Europass Passaporte de Línguas em Portugal.
O Europass é uma iniciativa comunitária composta por 5 documentos: Europass CV, Europass Passaporte de Línguas, Europass Mobilidade, Europass Suplemento ao Certificado e Europass Suplemento ao Diploma. Todos os documentos permitem registar os conhecimentos e competências adquiridas ao longo da vida.
Todos os documentos são gratuitos e estão disponíveis na plataforma europass.cedefop.europa.eu/pt e no site www.europass.pt
Os documentos Europass pretendem facilitar a apresentação de competências pelos candidatos a empregos e o processo de seleção pelo empregador. Na perspetiva do candidato, os documentos permitem fazer uma apresentação clara e objetiva das suas competências técnicas e transversais através da apresentação do seu percurso de vida. Na perspetiva do empregador, o modelo estandardizado permite, com grande facilidade, encontrar a informação pretendida e compará-la à dos restantes candidatos.
Acreditamos que Portugal está a crescer a todos os níveis. Portugal passou por mudanças significativas nos últimos anos, levando as empresas a modificar a forma como abordam as políticas de mobilidade dos empregados. As empresas cada vez mais reconhecem a importância dos conhecimentos e competências dos candidatos, pelo que os jovens devem fazer uma grande aposta na sua formação técnica e profissional. A experiência adquirida durante uma mobilidade fora da sua zona de conforto, permite ao beneficiário adquirir competências que o empregador procura, nomeadamente capacidade de adaptação e flexibilidade, capacidade de resolução de conflitos, espírito de equipa, capacidade de organização, entre outras. Para as experiências de mobilidade o Programa Erasmus+ assume a maior relevância enquanto promotor e financiador.
Assim sendo, o nosso objetivo a curto prazo é focarmo-nos nas empresas portuguesas. É importante sensibilizar os empregadores/recrutadores para a vantagem de receberem os CV em formato europeu. A uniformização deste documento permite ao empregador/recrutador captar os conhecimentos e competências de uma forma mais facilitada e mais rápida, visto já saber onde se encontra a informação que procura. O que acontece em formatos livres é que nem sempre os CV vão ao encontro das necessidades dos empregadores.
O Europass desenvolveu uma ferramenta que permite armazenar e extrair, de um modo eficaz, informações a partir de uma base de dados de recursos humanos, facilitando a análise dos CV pelos empregadores/recrutadores interop.europass.cedefop.europa.eu/
Por outro lado, o Europass preocupa-se em dar aos jovens, em especial aos jovens que não trabalham nem estudam, a possibilidade de utilizarem o CV Europass como uma ferramenta para a sua empregabilidade, demonstrando as suas competências técnicas e sociais.
Catarina Oliveira
Centro Nacional Europass
www.europass.pt

































