Durante as próximas quatro edições, a Gazeta da Europa é dedicada a empresas de sucesso da região Oeste, que foram apoiadas por fundos da União Europeia.
Esta semana apresentamos a Frutaformas, neste caso apoiada pelo eixo 3 do PRODER – Programa de Desenvolvimento Rural, gerido pelo Ministério da Agricultura e do Mar, através da Associação de Desenvolvimento Rural – LeaderOeste.
“O pedido de adiantamento ao PRODER permitiu comprar as máquinas e arrancar com a comercialização”. Mário Nunes, NSprojects.
“Damos nova forma à fruta!” É o lema da Frutaformas. Um projeto formado por João Azevedo, da Azevagro, e Mário Nunes, da NSprojects, em que num formato de consórcio, o primeiro trata da produção e desenvolvimento de novos produtos, e o segundo, assumiu a responsabilidade do marketing, comunicação e vendas.
Pegando nas frutas do Oeste, e partindo de uma ideia que não sendo completamente original, pois há séculos que se desidratam os alimentos (retirar-lhes a água) como forma de os conservar, a dupla desenvolveu um novo conceito de fruta desidratada, pronta a comer, que está a ser um sucesso.
A Pera Rocha do Oeste (Produto DOP – Denominação de Origem Protegida) e a Maçã de Alcobaça (Produto IGP – Indicação Geográfica Protegida), fruta produzida na Região oeste, são as principais matérias-primas dos produtos da FRUTAFORMAS, comercializados sob a forma de rodelas (croca maçã), barras (lingotes) e corações, sobre um embalamento Premium
A pensar nos mais pequenos, desenvolveram o conceito “Frutinhas”. Foi aliás a pensar no público infantil que surgiu a Frutaformas, como explica Mário Nunes, com o objetivo de colocar no mercado um produto 100% natural, com forma e texturas diferentes, incentivando o consumo de fruta em detrimento de gomas artificiais.
A ideia estudada e experimentada vezes sem conta, durante dois anos ganhou força com a apresentação de um projeto à abordagem LEADER do PRODER na Associação LeaderOeste, cujo apoio foi fundamental para lançar a marca, colocando a FRUTAFORMAS no patamar em que está hoje, já a pensar na exportação e num espaço maior.
A Frutaformas (www.frutaformas.pt) está localizada no Bombarral, candidatou-se na LeaderOeste em 2011, com um investimento total de 102.333.63 euros, tendo sido comparticipado em 60%. A empresa já criou 3 postos de trabalho.
Representação
da Comissão Europeia em Portugal

































