Começando por saudar e desejar os maiores sucessos à Senhora Vereadora Maria da Conceição Pereira na sua nova qualidade de presidente da direção da associação CulturCaldas que, a partir de agora, irá gerir os destinos do CCC, não posso deixar de manifestar, como cidadão caldense, a minha perplexidade pela justificação dada para o facto de não se ter realizado a Terceira Festa da Cerâmica em Caldas da Rainha, prevista para meados de 2011.
Lembro-me do que eram as Feiras da Cerâmica quando, há cerca de vinte e cinco anos, vim viver para as Caldas da Rainha. As ruas do Parque D. Carlos I cheias de standes dos artesãos e das empresas cerâmicas da região, mas também cheias de gente, enfim uma autêntica festa da cerâmica. É claro que muita coisa mudou desde então e atualmente o paradigma dos eventos deste tipo também já não é o mesmo. Seja como for, o que me espanta agora é uma das razões invocadas para o adiamento do que deveria ter sido a mais recente Festa da Cerâmica em Caldas da Rainha.
Longe de mim duvidar da qualidade intelectual e da competência do indigitado comissário João Bonifácio Serra, assim como não tenho qualquer dúvida sobre a “sobrecarga de trabalho deste responsável durante os últimos meses”, como muito bem disse a Senhora Vereadora referindo-se às funções do Dr. João Serra na Fundação Guimarães Cidade Capital Europeia da Cultura. O problema que eu vejo não é pois de competência. O problema é se, tal como aconteceu com a Comissão Nacional para as Comemorações do Centenário da República, surge alguma proposta de trabalho mais aliciante e o Dr. João Serra fica novamente sem agenda para a Terceira Festa da Cerâmica que, certamente, seria adiada mais uma vez…
Não haverá mais ninguém nas Caldas da Rainha capaz de comissariar uma Festa da Cerâmica?
Edgar Ximenes
































