Falta de respeito pelos nossos entes queridos no cemitério municipal

0
813

É vergonhoso e uma total falta de respeito a maneira como tratam os defuntos e os seus familiares no Cemitério Municipal de Santo Onofre!
Os autarcas desta cidade e os responsáveis pelo cemitério deviam ter vergonha!
Eu e a minha família estamos profundamente chocadas com a maneira como trataram da sepultura da nossa mãe!
No passado domingo, quando chegámos ao cemitério para colocar flores na campa da nossa mãe, para nosso espanto, a campa tinha desaparecido, bem como todos os objectos existentes, que faziam parte dela! Procurámos o coveiro que nos disse que a Câmara mandou destruir as campas das pessoas sepultadas no talhão D, ou seja o talhão onde a nossa mãe está sepultada, para de seguida retirar os corpos e mandar para o “poço” existente no outro cemitério da cidade!
Isto sem qualquer conhecimento por parte da família nem tão pouco opinião! Ainda nos disse o coveiro que era de lei pois foi afixado um edital no interior do cemitério,  ao lado das capelas, em local nada visível, como se todas as pessoas que vão visitar os seus ente queridos, fossem ler todos os papeis afixados no cemitério. Esse edital que fomos ler de seguida dizia que dentro de um determinado período seriam levantadas as sepulturas do  talhão D.
Ao mandar destruir a campa e os objectos existentes nela, a Câmara está a destruir propriedade alheia. Fomos nós que comprámos a campa! É nossa por direito. Destruir algo que não é nosso, penso que é crime. Ou será que é só para os outros? Estará a Câmara acima da lei, podendo fazer o que bem entender sem ter qualquer consequência??
Estamos chocados e profundamente ofendidos com esta questão!
Ficámos a saber que segundo as leis da câmara tudo o que entra no cemitério municipal fica a pertencer à Câmara.
Para que as ossadas dos nossos ente queridos sejam guardadas temos que pagar taxas à Câmara, taxas essas que são o aluguer de um gavetão a 14 euros ano. Mas como o pagamento é anual e paga-se em Janeiro, agora que estamos em Setembro pagamos 14 euros e em Janeiro, ou seja, daqui a quatro meses, paga-se mais 14 euros. Depois paga-se 17 euros para exumação do corpo e mais cinco euros para transporte das ossadas dentro do cemitério.
Ou seja, já não basta tratarem os nossos ente queridos como se de objectos se tratassem, ainda nos roubam descaradamente.
Com tudo isto ficamos a saber que afinal nem no cemitério temos descanso.
Que esta publicação sirva para que a Câmara repense na maneira fria e desumana com que tratam os defuntos e os seus familiares!

Ana Silva

NR Gazeta das Caldas enviou cópia desta carta à Câmara Municipal, convidando-a a responder, mas não obteve qualquer reacção.

- publicidade -