Nos dias 30 de junho e 1 de julho, pelas 21 horas, teve início, na SIR – Os Pimpões, o já tradicional festival de dança, que se repete anualmente, sob responsabilidade da escola vocacional de dança das Caldas da Rainha, mas, este ano, com uma novidade improvável: As mães das alunas do 1º e 2º ano, no total de 26, a participarem no espetáculo.
O evento centrou-se na história da dança, tendo começado com uma criação do tempo pré-histórico; Passando pelas danças gregas; Danças medievais; Ballet de cour da época barroca; Danças clássicas do romantismo; Danças modernas; Danças sociais; E danças contemporâneas.
No final, num convite geral à dança, surgiram em palco todas as crianças intervenientes no evento, dos quatro anos de curso, alunas das cadeiras de Técnica de Dança Clássica, Dança Criativa e Técnicas de Dança Contemporânea, que, de forma livre, puderam dançar e divertir-se ao som do disco music.
A direção artística das várias coreografias ficou a cargo das professoras Cristina Correia, Isabel Barreto, Marta Baptista, Rita Monteiro e Sofia Castanhinha.
A entrada das mães em cena, juntamente com as suas filhas, aconteceu a propósito das danças medievais e foi o resultado de uma solicitação da professora Cristina Correia, que pretendeu preencher o palco, e parte da sala, com a recriação do ambiente das festas populares da idade média, em que toda a comunidade se envolvia, de forma descontraída, espontânea e alegre, para celebrar o tempo das colheitas.
Isabel Alves Pinto

































