É comum na adolescência a preocupação com a beleza do corpo e da face. Por esse motivo muitos procuram um dentista para corrigir e tratar alterações nos dentes. É importante que os adolescentes e os seus pais saibam da importância da atuação de um terapeuta da fala nesses tipos de tratamentos, pois o dentista tem a função de corrigir a alteração do dente e a Terapia da Fala irá tratar e corrigir as alterações funcionais (mastigação, deglutição, respiração, fala e músculos) que geralmente ocorrem por causa da alteração dentária. Se o trabalho do terapeuta da fala não estiver sendo realizado junto com o dentista, o tratamento dentário pode não atingir o resultado esperado, pois os músculos estando fracos e as funções sendo realizadas de forma errada irão forçar os dentes a voltar a ter alterações.
Em alguns adolescentes também podemos encontrar a respiração oral que causa prejuízos na qualidade do sono, no rendimento escolar, nas funções orais, nos músculos da face e na beleza e harmonia facial. Se perceber que o seu filho ou alguém próximo respira pela boca é importante levá-lo a um médico otorrinolaringologista para que ele possa identificar qual a causa do problema que impede o ar de entrar pelo nariz.
É importante que o adolescente não tenha o hábito de roer as unhas, morder objetos, apoiar o queixo na mão, nem mastigar pastilhas o dia inteiro.
Além de prejudicarem a formação correta dos dentes, esses maus hábitos podem sobrecarregar os músculos da face, pelo facto desses movimentos serem executados repetidas vezes, além de serem executados durante a mastigação e a fala. Isso também pode prejudicar a ATM (Articulação Temporomandibular), causando dores nos músculos da face, dor de cabeça, ou mesmo dores na região da ATM.
A área da Terapia da Fala que se preocupa com os músculos da face e o seu funcionamento é chamada de motricidade orofacial.
Para que ocorra um equilíbrio dos músculos da face é preciso que o indivíduo mastigue corretamente, sempre trocando o alimento de um lado para o outro da boca e com a mesma fechada, respirando pelo nariz.
A mastigação realizada de forma errada pode provocar várias alterações. Se a pessoa mastigar mais de um lado da boca do que de outro os músculos do lado mais usado ficarão mais fortes que o outro lado, deixando uma metade da face maior que a outra.
Há pessoas que quando dormem rangem os dentes, com intensidade variada, deixando-os gastos e causando dores na face. Nesse caso, devem procurar um dentista ou um terapeuta da fala.
Outro tipo de dor que os adultos podem ter relacionada à motricidade é a DTM (Disfunção Temporomandibular) causada por algum distúrbio na ATM (Articulação Temporomandibular), essa articulação fica próxima ao ouvido e encontra-se tanto do lado direito como do lado esquerdo e é responsável pela abertura, fechamento e lateralidade da boca.
O terapeuta da fala atua também na parte estética e funcional dos problemas relacionados à posição errada dos dentes, procurando deixar as metades da face mais parecidas possíveis e com a força dos músculos adequada, além de fazer exercícios para diminuir as marcas de expressão.
Sandra Hespanhol
Terapeuta da Fala
hespanholsandra@gmail.com
































