As pastilhas elásticas com açúcar são uma das fonte de hidratos de carbono na nossa dieta. Se nos lembrarmos da frequência com que as mastigamos, não podemos deixar de concordar que o hábito de comer pastilhas pode ser perigoso para a saúde dos nossos dentes. Problema esse que se agrava quando as medidas de higiene oral não são as mais correctas.
No entanto, as pastilhas elásticas podem ter, por outro lado, um papel importante na prevenção da cárie. Claro que estamos a falar nas pastilhas sem açúcar, ou melhor dizendo, as que contem açúcares substitutos da sacarose.
Nas últimas décadas apareceram no mercado alguns tipos de substitutos do açúcar que, ao serem ingeridos, não permitem que as bactérias da placa bacteriana produzam os ácidos que vão destruir o esmalte dentário. Assim, produtos como a Sacarina, Sorbitol, Manitol, Aspartame e Xilitol, entre outros, vieram trazer uma nova realidade na ingestão de doces e principalmente nas pastilhas elásticas.
Não é intenção defender exaustivamente o uso destas produtos, pois o uso de pastilhas elástica em excesso pode ser grave para a articulação que é responsável pelo abrir e fechar da boca, a temporomandibular, como também pode ser prejudicial para o estômago. Sabemos hoje que estes produtos são inócuos mas, o amanhã traz-nos, ás vezes, desagradáveis surpresas, veja-se o exemplo da Sacarina.
No entanto, e se tivermos algum cuidado, as pastilhas elásticas sem açúcar são agradáveis e divertidas e, sem nunca substituir de todo a escovagem dos dentes, podem ser um aliado na prevenção da cárie.
De acordo com investigações recentes, pode ser até mais benéfico para os nossos dentes mastigarmos durante 10 minutos, por exemplo a seguir ao almoço, uma pastilha elástica deste tipo, do que lavar os dentes à pressa ou mesmo nem os lavarmos.
A vantagem é que ao mastigarmos vamos produzir mais saliva e activar as capacidades de defesa da nossa boca de forma a inibir os resultados da ingestão de açúcares e a consequente produção de ácidos.
Dos substitutos da Sacarose (o açúcar comum) o que melhores resultados tem dado na prevenção da cárie é o Xilitol. Infelizmente, ainda é difícil encontrar pastilhas elásticas com este produto no mercado nacional.
Em estudos efectuados são as pastilhas com 100% Xilitol são aquelas que melhores resultados apresentam na prevenção da cárie. É que o Xilitol, além de não provocar o aparecimento de ácidos, actua também a nível de algumas bactérias, destruindo-as ou evitando o seu aparecimento.
Em alguns países, existem programas de saúde comunitária onde as crianças utilizam as pastilhas elásticas com Xilitol como parte do programa de promoção da saúde oral nas escolas do 1º ciclo. Depois do lanche ou do almoço, dez minutos de mastigação contra as bactérias. Se a esta formula juntarmos o flúor, então ainda aumentamos a protecção. Fica a ideia…
Resumindo, as pastilhas elásticas sem açúcar e principalmente as que contêm Xilitol, podem ser um aliado da escovagem, naquelas alturas em que é impossível escovar os dentes, mas, nunca devem substituir a escovagem da manhã e da noite.
Mário Rui Araújo
mra@meo.pt
































