A chave para motivar as crianças a lavar os dentes é tornar esse momento aliciante, faça-lhes ver que escovar os dentes é um momento divertido e prático e não uma tarefa chata e obrigatória…
Existem diversas estratégias que vamos partilhar com vocês, caso conheçam alguma original partilhem connosco e a melhor história será transformada em crónica da GC. Por exemplo, uma maneira de tornar agradável a escovagem dos dentes é deixar as crianças lavarem-nos os dentes… Eles adoram. Faça caras divertidas ria e diga coisas, do tipo: – Hummmm que fixe, és o melhor escovador de dentes da galáxia.
Depois, “permita-lhes que eles lavem os seus próprios dentes e no fim, escove-lhes os dentes correctamente. Estas trocas são muito estimulantes para as crianças e tornam a escovagem eficaz e divertida.
Como alternativa, deixe que eles também levem a boneca ou o boneco preferido para a casa de banho e lhes lavem os dentes. Depois é só ir lembrando que os dentes do “amiguinho” ou “amiguinha” devem ser bem lavados e que eles têm de dar o exemplo. Normalmente é um sucesso…
O hábito de cuspir a pasta é muito importante e deve ser treinado desde cedo. Engolir pasta de dentes, pode provocar fluorose. Treinar o cuspir da pasta costuma ser um momento único, embora por vezes com alguns efeitos secundários nas louças da casa de banho. O dentífrico aconselhado para crianças com menos de seis anos deve ter uma quantidade de flúor aproximada dos 1000 ppm. Os sabores são um mal necessário. Se por um lado aumentam a vontade de engolir, por outro, motivam à escovagem. Os dentífricos dos adultos, costumam “picar” e isso diminui o gosto pela escovagem.
Se as crianças se recusam a participar nestes “jogos” ou se não gostam de escovar os dentes, faça-lhes ver que estão a perder um espectáculo divertido. O pai e a mãe devem escovar os dentes juntos e fazer desse momento algo divertido. Riam, cantem, brinquem, de forma a criar curiosidade e motivá-los a entrar na brincadeira. E para entrar, os dentes há que escovar. O entusiasmo é contagiante. Ao fazermos coisas com entusiasmo vamos ajudar a motivar aqueles que nos rodeiam. As crianças absorvem essa alegria e entusiasmo e com isso aumenta a probabilidade delas aderirem mais facilmente a estas rotinas. Eles tendem a imitar os pais, principalmente, nas coisas que os pais parecem fazer com mais prazer.
Experimente vai ver que se vai divertir.
Mário Rui Araújo
mra@meo.pt

































Excelente. Com as crianças, temos mesmo de ser criativos.