Escolhe_Muda_Combina

0
822

De 16 a 22 de setembro decorre a 14ª edição da “Semana Europeia da Mobilidade”, sob o lema “Escolhe_Muda_Combina” [http://www.mobilityweek.eu]. A mobilidade e a acessibilidade são dois factores estratégicos do desenvolvimento das políticas urbanas da cidade e concelho das Caldas da Rainha, fundamentais para o reforço da sua identidade e centralidade territorial. Mas onde é que está o “Plano de Acessibilidade e Mobilidade das Caldas da Rainha”? Onde é que está a estratégia local para o desenvolvimento urgente da diversificação dos modos de transporte? Onde é que estão as ideias para facilitar a acessibilidade e a mobilidade, não só dos Caldenses mas de todas as pessoas que nos visitam ou pretendem visitar? Onde é que está a estratégia local para a implementação da mobilidade ciclável? Onde é que está a sinalização e a informação viária clara e eficiente? Onde é que está o “Plano Estratégico das Caldas da Rainha”?
Os leitores caldenses devem saber que as Caldas da Rainha não tem nenhum plano estratégico que oriente as suas políticas locais há mais de dois anos, não havendo até agora, nenhuma vontade política da maioria PSD para desencadear a reflexão e a discussão alargada do que deverá ser o novo plano estratégico para o período 2015-2023.  Tudo isto não é nada de novo na acção política da maioria PSD absolutamente instalada nos últimos 25 anos nas Caldas da Rainha,  sempre caracterizada por uma ausência constante de reflexão, de programas, de planos estratégicos, directores ou de urbanização.
Por todos estes motivos, agravados pela ausência de qualquer iniciativa visível da maioria PSD, o grupo municipal e os vereadores do PS apresentaram em julho de 2015 a sua estranheza e indignação pelo facto do município caldense não prever qualquer tipo de participação na 14ª edição da “Semana Europeia da Mobilidade” [http://pscaldasmunicipal.org]. Passado um mês e duas semanas depois da maioria PSD instalada acusar o toque, eis que surgem à luz do dia as primeiras informações sobre a participação caldense nesta relevante celebração europeia: a) test drive de carros híbridos; b) xadrez 2015; c) mercado cria-reciclagem; d) caminhada e inauguração do “Passeio dos Afectos”; e) recolha de sangue; f) palestra.
Numa altura em que os graves problemas evidentes da mobilidade e acessibilidade nas Caldas da Rainha estão na ordem do dia, a maioria PSD instalada no município não apresenta nenhumas medidas permanentes ou de fundo para a sua resolução. Também não apresenta sequer nenhuma proposta de “Dia sem carros”, com fazem outras cidades. Em vez disso, a maioria PSD absolutamente instalada escolheu a forma de participação mais fácil, misturando um conjunto de actividades díspares na mesma panela. Isto é, resolveu fazer uma caldeirada sem pés nem cabeça, desviando a atenção dos problemas. Como o mau aprendiz de feiticeiro na história de Walt Disney. Mas o que é que o xadrez 2015 tem a ver com a mobilidade? A recolha de sangue é antes ou depois do test drive de carros híbridos? Mercado cria reciclagem? Mas o que é que isto tem a ver com a mobilidade?

Jaime Neto
jaimemr.neto@gmail.com

- publicidade -