“Em referência à reportagem sobre o BE, inserida na Gazeta das Caldas de 25/06/10, solicito e agradeço o esclarecimento das seguintes questões:
1- Sem discutir os critérios jornalísticos que terão levado a jornalista signatária do artigo a fazer comentários, no mínimo, desvalorizadores do facto da petição pela requalificação da Linha do Oeste “não ter ainda atingido as 4.000 assinaturas”, “cinco meses depois” (será isto, porventura, uma manifestação de incomodidade pelo facto de alguns outros partidos terem também tentado desvalorizar a referida petição?), reafirmo que a recolha de assinaturas da petição continua e que, no que ao Bloco de Esquerda diz respeito, aquelas continuam a ser recolhidas em bom ritmo com o objectivo de ultrapassar as 4.000 assinaturas no decurso do mês de Julho;
2- Sobre o meu alegado “desconhecimento” relativamente às ligações da estação ferroviária de Pombal à Linha do Norte, e não querendo por em causa a exactidão da transcrição feita das minhas frases, faço notar que referi essas ligações no contexto da discussão da possível construção de uma linha de Alta Velocidade, em comparação com o que existe hoje na Linha do Norte, em matéria de ligações rápidas. Foi nesse contexto preciso que terei referido as 2 ligações diárias em comboio rápido ao distrito de Leiria. O Alfa pendular é um comboio rápido; o Intercidades é um comboio de média/baixa velocidade (no contexto nacional actual, é claro). Com a minha afirmação, referia-me ao serviço de comboio rápido Alfa Pendular, relativamente ao qual existem duas ligações diárias de facto, mas por sentido. O meu lapso terá sido não ter acrescentado “por sentido” à frase 2 ligações diárias.
3- Sobre a informação prestada aos leitores da Gazeta, corrigindo o meu “desconhecimento”, de que param actualmente, em Pombal, “20 intercidades e 4 Alfas pendulares”, permita-me que precise que, no que se refere à Linha do Norte, dois sentidos, o total de comboios que servem a estação de Pombal não são 20 intercidades e 4 alfas pendulares mas sim 14 intercidades e 4 alfas pendulares. Involuntariamente (?), a jornalista terá considerado um total de 6 comboios intercidades que não fazem serviço na Linha do Norte mas sim na Linha da Beira Alta (Lisboa/Guarda/Lisboa).”
Heitor de Sousa
Deputado do BE
NR – O deputado Heitor de Sousa pode tentar agora “contextualizar” o que entender, mas não pode negar aquilo que afirmou – que só dois Intercidades efectuavam paragem na estação do Pombal. Mas são 20. E a origem/destino do ditos não é relevante. Aquela estação fica na linha do Norte e é servida por 20 Intercidades e quatro Alfas Pendulares. São factos.
































