Início Opinião Há muitos tipos de populismo

Há muitos tipos de populismo

0

Quase sempre associado à direita, o populismo é um fenómeno político que começou a entrar no léxico do cidadão comum com a ascensão de Salvini em Itália e, sobretudo, com a eleição de presidentes como Trump ou Bolsonaro. Porém, há, hoje em dia, muitos tipos de populismo e alguns estão bem mais perto do que aquilo que podemos pensar.

Estamos em ano de eleições autárquicas e, por isso, as movimentações em torno de candidaturas e recandidaturas há muito que faz sentir efeitos. Fazem-se promessas de lugares em troca de apoios, garantem-se apoios em torno de benesses e, nalguns casos em concreto, faz-se até campanha eleitoral com os recursos das autarquias.

Vivemos um tempo em que é costume ouvir dizer-se que os cidadãos estão divorciados da política, mas o certo é que esse afastamento é conveniente para alguns protagonistas que convivem mal com a crítica e se mostram incapazes de proceder a uma avaliação honesta do trabalho desenvolvido. Pelo contrário, nalguns casos limitam-se a propagandear aquilo que de positivo fazem e a desvalorizar os erros e as posições daqueles que divergem.

É por isso que se pode dizer, muito a preceito, que há muitos tipos de populismo. Alguns bem perto de nós. Não é necessário desencantar fantasmas da extrema-direita ou extrema-esquerda para identificar exemplos de quem se aproveita das funções que desempenha para tirar benefícios pessoais. E recorrendo a técnicas que até podem servir os interesses imediatos mas, acima de tudo, afastam os eleitores dos eleitos.

Loading

Visão Geral da Política de Privacidade

Este website utiliza cookies para que possamos proporcionar ao utilizador a melhor experiência possível. As informações dos cookies são armazenadas no seu browser e desempenham funções como reconhecê-lo quando regressa ao nosso website e ajudar a nossa equipa a compreender quais as secções do website que considera mais interessantes e úteis.