Entre os 16 projetos fi nalistas do concurso Elevator Pitch organizado pela Representação da Comissão Europeia em Portugal encontram-se dois projetos das Caldas da Rainha: BIG EYE Smart Fishing Software e IS1BOKK. O concurso Elevator Pitch faz parte do conjunto de eventos organizados pela Representação da Comissão Europeia em Portugal para promover o empreendedorismo e após várias fases de formação e coaching, terminará com a identifi cação dos 2 vencedores durante o evento Bolsa do Empreendedorismo no dia 9 maio, dia da Europa. Os 16 fi nalistas, selecionados entre mais de uma centena de candidaturas apresentarão o Pitch (breve apresentação sobre projeto) a 2 júris de especialistas. A “Bolsa do Empreendedorismo 2016” tem como objetivo central promover o empreendedorismo, criar sinergias e dar visibilidade às diferentes entidades que fi nanciam, acompanham e apoiam a criação de novos projetos em Portugal, assim como fazer a ponte entre os cidadãos e a informação sobre instrumentos de apoio a nível europeu. O programa do evento bem como as inscrições para os workshops a decorrer durante a tarde está disponível no site: www.bolsadoempreendedorismo.pt.
O projeto BIG EYE Smart Fishing Software das Caldas da Rainha consiste numa plataforma tecnológica para a gestão operacional e analítica de frotas de pesca industrial, que permite acompanhar todos os processos com informação em tempo real, promovendo a efi ciência, a sustentabilidade e a rastreabilidade total dos recursos marinhos. Adriana Lopes e Pedro Araújo Manuel, responsáveis pelo projeto, querem melhorar a forma como gerirmos o recurso mar, em Portugal e em todo o mundo. O IS1BOKK, projeto com origem na Foz do Arelho pretende juntar o design, à funcionalidade e utilização inclusiva e higiénica, promovendo em simultâneo a reciclagem e reutilização de resíduos. Tudo num único equipamento. Este é o sonho das empreendedoras Suzangela Estivaria e Soraya Gadit. Nas suas palavras, a “instalação sanitária pública do futuro” é útil tanto para países desenvolvidos, como para países em desenvolvimento. A primeira fase do concurso de ideias “Elevator Pitch – Ideias Que Marcam”, terminou com resultados muito positivos. Foram recebidas 148 candidaturas de equipas de todo o país (continente e ilhas) envolvendo mais de 300 pessoas. 85 projetos cumpriam com todos os requisitos necessários e foram avaliados pela Comissão
Organizadora. No fi m do processo, foram selecionadas 24 equipas para estarem presentes num Bootcamp, que decorreu nos dias 27 e 28 de fevereiro, com o objetivo de conhecer e analisar mais a fundo cada um dos projetos, bem como para selecionar os fi nalistas. Com esta iniciativa, a Representação da Comissão Europeia em Portugal pretende dar a empreendedores a oportunidade de reconhecimento e aprendizagem, assim como facilitar o acesso a entidades e ferramentas que podem marcar a diferença na evolução das suas atividades. A ideia a concurso pode estar em diferentes estádios do ciclo de vida de um projeto: desde uma ideia inicial a um projeto mais consolidado. Os júris do concurso foram nomeados pela COTEC. Os vencedores – um na categoria “projetos nascentes” e o outro na categoria “projetos consolidados” – receberão os respetivos prémios (5000 euros cada) na Bolsa do Empreendedorismo que decorrerá a 9 de maio, dia da Europa. Os prémios serão entregues pelo Comissário europeu Carlos Moedas e pelo Ministro da Economia, Manuel Caldeira Cabral.
Representação da Comissão
Europeia em Portugal
- publicidade -
































