João Bernardes Silva
diretor do Agrupamento de Escolas Raul Proença
No rescaldo da atribuição da Medalha de Honra das Caldas da Rainha à Escola Secundária Raul Proença torna-se interessante revisitar a história, mas também olhar para o futuro.
A abertura oficial da Secção Liceal do Liceu de Leiria em Caldas da Rainha ocorreu em 1972, embora em outubro de 1971 se tenha dado a sua “abertura oficiosa” a pedido do Presidente da Câmara Municipal das Caldas da Rainha, Eng. Paiva e Sousa.
No primeiro ano de atividade, funcionou com cinco turmas do terceiro ano dos liceus (atual 7.º ano) e foi crescendo nos anos seguintes com alunos vindos, na sua maioria, do Colégio Ramalhão Ortigão. Instalada a Secção Liceal das Caldas da Rainha nos Pavilhões do Parque, que passou a ser conhecida como o Liceu, teve como primeira dirigente a Vice-Reitora Dr.ª Maria Beatriz Santos Parreira.
O Liceu funcionou nas suas instalações iniciais até 1982, mas em maio de 1975, na sequência da Revolução de 25 de Abril, passou a ser designada por Escola Secundária de Caldas da Rainha. A passagem para as atuais instalações ocorreu no ano letivo de 1982/1983 e não foi pacífica.
Os Pavilhões do Parque não tinham as condições necessárias para a escola continuar a funcionar nesse espaço, mas o encanto de frequentar uma escola situada no interior do Parque D. Carlos I era único. Aliás, gerações de caldenses construíram memórias felizes desses tempos vividos no Liceu, com longos tempos de fruição do Parque.
A 10 de maio de 1984, em Diário da República, é atribuído um patrono à escola, passando esta a designar-se Escola Secundária Raul Proença. Mais recentemente, 2012, passa a ser a escola sede do Agrupamento de Escolas Raul Proença, integrando onze estabelecimentos no seu universo.
Muitos foram os alunos, professores, funcionários e dirigentes que passaram por esta escola e que ajudaram a construir uma história que muito nos honra. É de inteira justiça que se celebre esta história com os testemunhos de quem faz parte destes cinquenta anos de vida. Assim, no dia quatro de junho, de manhã, será realizada uma sessão solene, no CCC das Caldas da Rainha, com a presença de muitos dos rostos que marcaram este meio século, pelo que estão todos convidados a comparecer.
Vamos celebrar o passado para continuar a construir o futuro. ■
































