Das Caldas para Alcobaça porquê?

0
791

Há cerca de um ano as instalações onde eram efectuadas as juntas médicas (SVIT – Sistema de Verificação de Incapacidade Temporária) nas Caldas da Rainha, foram temporariamente encerradas. Deste modo, os doentes de vários municípios (Bombarral, Peniche, Óbidos e Caldas da Rainha) passaram a ter que se deslocar a Alcobaça para este fim.
Entretanto, já passou quase um ano!

Para quem tem a sorte de não ter conhecimento deste assunto é importante saber que os doentes (mesmos os doentes crónicos) são por vezes convocados de dois em dois meses, ou mesmo de mês a mês. Esta situação leva a um incremento nos custos económicos (entre outros), aliado ao desgaste físico das viagens, mais ou menos demoradas consoante o caso. Para muitos doentes cria também mais dificuldades de transporte e deslocação.
Seria uma situação temporária, mas curiosamente o espaço que existia nas Caldas da Rainha (mais perto, lógico e central para todos) tinha mais condições físicas, do que a situação actual em Alcobaça. As instalações sanitárias no edifico anterior, nas Caldas da Rainha, eram recentes e estavam preparadas para deficientes, o que não sucede nas instalações em Alcobaça. Logo, é difícil perceber o encerramento.
Será que nas Caldas (ou Óbidos) não há um espaço que permita a utilização para este fim, mesmo que temporário?
É uma situação importante para todos, pois infelizmente não há ninguém imune a doenças e a acidentes. O que sucede hoje aos outros pode suceder um dia a nós!
Espero que se olhe para esta questão, pois se não se fizer nada, talvez daqui a algum tempo tenha-se que ir a Leiria para algo que se fazia praticamente “à frente da porta”.

 Sandra Duarte

- publicidade -

NR Gazeta das Caldas deu conhecimento desta carta ao Instituto da Segurança Social, convidando-o a esclarecer os nossos leitores, mas não obteve resposta.

- publicidade -