Uma Capa enganadora
Não se pense que resolvi agora dedicar-me à agricultura a crer na capa do livro que hoje trago à liça.

Joaquim Inácio Seixas Brandão
Este livro é o resultado da possibilidade de adquirir edições, chamadas “on demand”, que são fac-similes das edições originais. O original deste livro pertence à Universidade de Michigan nos Estados Unidos e foi impresso em La Vergne (USA), em 2010. O original remonta a 1781 e congratulemo-nos porque há instituições que conservam o que é antigo mesmo que os livros ou os objetos não se encontrem em boas condições, as preservam, porque eles constituem os pequenos azulejos que formam o grande painel da história.
Um livro sobre as Caldas da Rainha a cargo da Universidade de Michigan? É verdade, e por tal facto é possível que chegue até aos dias de hoje, para nosso conhecimento e usufruto. Só tenho pena de não possuir a 1.ª edição, mas não se pode ter tudo…
“Memórias dos Anos de 1775 a 1780 para a História à Análise e Virtudes das Águas Termais da Vila das Caldas da Rainha…” da autoria de Joaquim Inácio de Seixas Brandão, foi editado na Regia Oficina Tipográfica, com licença da Real Mesa Censória, no ano de MDCCLXXXI.
Seixas Brandão, doutor em medicina pela Universidade de Montpellier, por decreto de sua majestade ocupava o lugar de primeiro médico no Hospital Real da Vila das Caldas; dedicou o seu livro “à Fidelíssima Majestade da Augustíssima e Potentíssima Senhora D. Maria I, Ínclita, Pia, Feliz, Rainha de Portugal, e dos Algarves, &c. &c. &c.”

































