Preparando-se para o 15 de Agosto e a mudança do seu cabo, os Forcados Amadores de Caldas da Rainha, após meritória presença em Abril a 2 de Agosto estiveram na Nazaré e no Bombarral em 9 e 10 de Agosto.
Na Nazaré, no dia 9 de Agosto, assistiu-se a uma corrida alegre e movimentada com cerca de três quartos de casa, com um público vibrante e ruidoso, típico da castiça praça do Sítio da Nazaré. De realçar a organização cuidada da “Triunfoaplauso” e os toiros de Herdeiros de Varela Crujo sérios, codiciosos e bem apresentados, entre 470 kg e 510 Kg, que serviram bem o espetáculo, exceto o terceiro com tendência para as tábuas e o quinto com apontamentos de manso.
O maestro João Moura teve boa presença com lides calmas e pausadas e com bons pormenores de brega, nomeadamente ladeando com valor, tendo sobressaído três curtos arrimados no primeiro toiro e no segundo dois curtos ao estribo com verdade.
Tito Semedo, em noite acertada com calma e critério, apresentou um toureio maduro, com boas bregas, tendo-se distinguido num comprido de alto a baixo e em alguns bons curtos bem como num violino no segundo toiro.
Ana Batista, teve duas boas lides, mostrando conhecimento e serenidade. De realçar vários ferros ajustados e ao estribo sempre em crescendo e em ambos os toiros soube sair no momento certo.
Quando aos Forcados Amadores de Caldas da Rainha, primeiro Hugo Soares, seguro, foi ajudado corretamente, tendo feito a pega parecer “fácil”. O experiente António Galiano defrontou um toiro brusco de difícil investida, esteve bem, fechou-se e o grupo entrou precipitado, tirando o forcado. À segunda tentativa voltou a estar bem e calmo, com muitas diligências para o toiro arrancar, violento e a defender-se, contudo o grupo encurtou distâncias resolvendo (não se compreende porque o forcado recusou dar a volta tendo pegado à segunda e tendo estado sempre bem). José Maria Abreu pegou à segunda tentativa, aguentando derrotes e sendo bem ajudado. Na primeira tentativa o toiro arrancou veloz e espontaneamente e apanhou os forcados desprevenidos.
Os Forcados de Beja tiveram uma boa intervenção de Guilherme Santos, bem ajudado. A segunda pega deste grupo foi de Ricardo Castilho, tendo sido um pouco desluzida pela passividade do hastado. A terceira de Miguel Sampaio foi bem executada, o grupo abriu, mas o embate nas tábuas manteve o forcado na cara do toiro.
No Bombarral uma boa moldura humana numa organização da Associação “Tauroeste”, muito cuidada em especial na escolha dos toiros, como é já sua marca. Os toiros do engenheiro Jorge Carvalho eram dignos de uma qualquer praça do país, bonitos, bravos e suaves na investida. Um dos melhores curros que temos visto na região este ano.
Joaquim Bastinhas sempre profissional e alegre desenvolveu um toureio popular e interessante que agradou ao conclave. Sobressaiu um bom cumprido, um curto e um par de bandarilhas pelo corredor. No segundo de novo uns bons curtos e um par de bandarilhas.
O cavaleiro caldense Marco José esteve bem, bregando corretamente e apontando ferros de frente com muita calma. Distinguindo-se sobretudo em ambos os toiros com bons pormenores de brega no final quando usou o seu cavalo estrela.
O bombarralense Filipe Ferreira muito acarinhado pelo público acusou um certo nervosismo e alguma “verdura” natural dum cavaleiro praticante. Andou um pouco irregular com alguns falhanços mas também com momentos interessantes sobretudo no final da segunda lide com câmbios ajustados.
Para os forcados a tarde foi fácil dada a nobreza dos hastados e as intervenções foram todas corretas. Ambos os grupos fardaram gente jovem que rodaram, mostrando que o futuro está assegurado. Foram solistas pelo Grupo de Forcados Amadores de Montemor Luís Valério, à segunda, António Cecílio e António Cortes á primeira. Pelo Grupo de Forcados Amadores de Caldas da Rainha pegaram Lourenço Palha, António Lacerda e Mário Cardeira todos à primeira tentativa.
A época prossegue com a 132ª Corrida do 15 de Agosto em Caldas da Rainha e a “Tauroeste” anuncia nova corrida em Rio Maior a 30 de Agosto com os famosos toiros Prudêncio. Em ambas as corridas estarão presentes os Forcados Amadores das Caldas da Rainha e em Rio Maior estará igualmente o cavaleiro caldense Marco José que estará também na Nazaré a 16 de Agosto.
Rui Lopes
rjnlopes@hotmail.com

































